Sesa capacita técnicos de Amapá e Calçoene sobre vigilância da
Promoção da saúde e prevenção
O Governo realiza, a partir desta terça-feira, 13, até o dia 25 deste mês o curso: ‘Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano’. O evento, promovido pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Estado (CVS) e Unidade de Controle A,mbiental da Secretaria de Estado da Saúde (UCA/Sesa), será realizado nos municípios de Amapá e Calçoene.
O coordenador da CVS, Clóvis Omar, ressaltou que a capacitação será estendida a outros municípios, fortalecendo o entendimento da vigilância da qualidade da água. “Vamos buscar soluções para o tratamento de abastecimento de água a fim de garantir o conhecimento da situação da água consumida, resultando na diminuição das possibilidades de doenças transmitidas pelo produto, melhorando a qualidade de vida da população”, disse o coordenador.
Os técnicos coletarão amostras de água para consumo humano e analisarão populações expostas a solos contaminados, por meio das técnicas dos programas ‘Vigiagua’ e Vigisolo’.
O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) é um conjunto de ações estratégicas básicas nas esferas do governo Estadual e Federal, respeitando as particularidades locais e os princípios e diretrizes do SUS. Ele fornece subsídios para estruturação da vigilância da qualidade da água para consumo humano segundo normas do Ministério da Saúde.
Já a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado (VIGISOLO) visa adotar medidas de promoção da saúde e prevenção dos fatores de risco a saúde humana por exposição a contaminantes químicos e atenção integral conforme o Sistema Único de Saúde.
Deixe seu comentário
Publicidade