Cidades

Sesa implementa grupos das redes de atenção à saúde

Fortalecimento da saúde primária


Com o objetivo de fortalecer a saúde primária do Estado, técnicos da Coordenação de Assistência Hospitalar (CAH) discutem com gestores e técnicos do Sistema de Saúde do Estado e implementação e o acompanhamento, de forma articulada e integrada, as redes de atenção à saúde.

Já foram definidas as coordenações que irão dirigir os grupos de Rede de Atenção Psicossocial, Urgência e Emergência, Cuidado à Pessoa com Deficiência, Materno Infantil e Rede de Crônicos e Degenerativos. Essas redes irão atuar em diversos setores no âmbito da saúde pública, com o objetivo de contribuir para a melhoria de indicadores da saúde, a exemplo dos índices de cirurgias ortopédicas, tratamento oncológicos e mortalidade infantil.

De acordo com a coordenadora da CAH, Hely Góes, o momento serve para alinhar e qualificar a promoção e prevenção à saúde: “A atenção ao paciente é o nosso trabalho e nossa meta. Esse momento é importante para cada coordenador entender o papel de sua rede e que todas precisam estar interligadas com as outras. Essa reunião também foi um momento de alinhar todas as problemáticas e reverter isso para beneficiar os pacientes”.

As redes de atenção à saúde são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico de assistência e gestão. Consistem na união de todos os serviços de determinadas áreas estratégicas da saúde, que contribuem para o avanço do processo de efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS), aumentado as capacidades de respostas as demandas sociais, sanitárias e assistenciais.


Deixe seu comentário


Publicidade