Sesa lança campanha para reduzir casos de HIV e DST’s em presídio
A ação seguiu normas estabelecidas para a realização do procedimento de testagem rápida
Com o objetivo de prevenir e combater a transmissão do HIV, sífilis e hepatite B, as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e Municipal de Saúde de Oiapoque realizaram uma ação no Centro de Custódia na tarde desta terça-feira, 22. A ação faz parte da programação da Semana de Saúde na Fronteira, que busca levar a testagem rápida para toda a população de risco de Oiapoque e da Guiana Francesa.
A população carcerária do Centro de Custódia de Oiapoque é de 24 presos, sendo 23 homens e uma mulher. Deste total, 19 realizaram a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite, um número excelente por se tratar de um procedimento de adesão voluntária. “A realização do exame é pessoal, o paciente que decide se quer; levando isso em conta, podemos dizer que a ação atingiu as expectativas, foi bastante positiva”, informou Adriana Coimbra, enfermeira do Serviço de Atenção Especial do Centro de Testagem e Aconselhamento do Estado (SAE/CTA).
A ação seguiu normas estabelecidas para a realização do procedimento de testagem rápida, com triagem dos reeducandos e aconselhamento psicológico com informações sobre as DSTs/AIDS. Caso algum teste apresente resultado positivo, o reeducando será encaminhado para tratamento gratuito, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Estado e município priorizam ações de saúde e combate às DSTs/AIDS dentro das instituições carcerárias, conforme preconiza o Ministério da Saúde. “É importante a realização deste tipo de ação no Centro de Custódia, pois estas pessoas estão em condições de vulnerabilidade”, concluiu Adriana Coimbra.
Deixe seu comentário
Publicidade