Cidades

Setrap realiza vistoria técnica no Navio Comandante Solon

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) realizou nesta terça-feira, 19, uma vistoria técnica ao Navio Comandante Solon. O objetivo do procedimento é iniciar o processo de destinação da embarcação que está há dois anos ancorada em um estaleiro no Distrito de Fazendinha, em Macapá, às margens do Rio Amazonas.


O navio, que já tem mais de três décadas de existência, é patrimônio do Governo do Estado do Amapá (GEA), e ficou há nove anos (2003-2012) no poder da empresa de navegação Bom Jesus de forma irregular, sem que esta pagasse aluguel referente ao uso da embarcação.

O Comandante Solon voltou ao poder do Estado após uma ação de reintegração de posse, ingressada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), mas desde esse período nenhum posicionamento foi tomado pela gestão passada para definir o futuro da embarcação, conforme afirmou o titular da Setrap, Jorge Amanajás.

“Vamos nos reunir com o governador e com a equipe da PGE para iniciarmos o processo de destinação, pois o navio se encontra em boas condições para continuar operando”, frisou o gestor.

No início deste mês, a equipe de técnicos da Setrap realizou uma manutenção nos motores da embarcação e também no sistema de navegação. Até o fim de janeiro a embarcação será transferida e ficará ancorada nas margens do Rio Matapi, na divisa Macapá-Santana.

Comandante do navio há mais de dez anos, Lourenço Lira diz que está ansioso pelo futuro da embarcação. “Precisa ser feito algo, porque esse navio aqui faz parte da história do Amapá e ver ele parado e abandonado é uma grande tristeza pra mim e para todos que já tiveram a oportunidade de viajar nele”, lamentou.

O Navio Comandante Solon foi adquirido pelo Governo do Amapá em 1983, ainda na época do ex-território. A embarcação era gerenciada pela antiga Superintendência Estadual de Navegação do Amapá (Senava).

Com 64 metros de comprimento e 12 metros de largura, o navio tinha capacidade para transportar 955 passageiros, mas devido uma intervenção da empresa de navegação Bom Jesus na estrutura do mesmo, este número reduziu para 555 passageiros.


Deixe seu comentário


Publicidade