Sistemas de água e esgoto de residenciais são debatidos entre
Sistemas dos conjuntos habitacionais são avaliados em Macapá
A presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Patrícia Brito, reuniu-se com representantes da Caixa Econômica Federal 9 CEF) para esclarecer questões relacionadas aos sistemas de água e esgoto dos conjuntos habitacionais Mestre Oscar Santos e Macapaba, ambos na zona norte de Macapá.
No início de fevereiro, uma equipe técnica da Caesa visitou o conjunto Mestre Oscar para fazer a avaliação dos sistemas de água e esgoto do residencial. Após a visita, foram constatadas pendências nos sistemas que inviabilizaram a Caesa assinar o recebimento dos mesmos.
Na reunião, a Caixa Econômica esclareceu que, após sanadas as pendências no sistema de água pela Vex Construtora, a Caesa fará uma nova visita técnica para que, de fato, a companhia possa vir a ser a responsável provisoriamente pelo sistema de água tratada. Mediante essas as novas condições do sistema, a companhia poderá receber em definitivo o sistema do conjunto.
Em relação ainda ao sistema de esgoto do Mestre Oscar, em fevereiro deste ano, a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Amapá ajuizou Ação Civil Pública contra o município de Macapá, Vex Construtora e a Caesa para que fossem reparados os danos ambientais provocados pelo lançamento de esgoto sanitário sem tratamento em via pública. A companhia, em sua manifestação prévia no processo, juntou parecer técnico, explicitando que só poderá receber o sistema de esgotamento do conjunto, após a instalação de uma tubulação interligando o mesmo a um corpo receptor para lançamento da matéria orgânica, com as devidas licenças ambientais e atendimento à Resolução 430/2011 do Conselho Nacional de Meio Ambiente.
Outro assunto tratado na reunião, foi a questão do abastecimento de água do Conjunto Macapaba. Desde a inauguração do complexo habitacional, no governo passado, o sistema não vem atendendo satisfatoriamente os moradores do local.
A Direcional Engenharia, responsável pelo Conjunto Macapaba, contratou um especialista para que sejam apontados e resolvidos os problemas existentes no sistema de esgoto do conjunto, como um recente vazamento de detritos na área de ressaca da Lagoa dos Índios.
Deixe seu comentário
Publicidade