Cidades

Situação dos funcionários da Zamin começa se resolvida

Pagamento de salários e negociação com os que não mais serão aproveitados



 

A Zamin Amapá está tomando medidas visando a retomada de suas atividades produtivas na exploração e comercialização de ferro em Pedra Branca do Amapari e Santana.

O primeiro passo foi dado nessa semana com atualização dos salários e benefícios de um grupo de funcionários, que vai tocar o funcionamento da mineradora nesta nova fase e a negociação com os que não serão aproveitados, no momento, para as devidas rescisões contratuais.

“Finalmente vamos poder retomar nossa vida, quitar nossos débitos e reiniciar nossa rotina normal, pois recebemos todos nossos salários que já estavam atrasados há quase cinco meses”, disse uma funcionária, que não quis se identificar, adiantando que outros benefícios, frutos de acordo coletivo, como planos de saúde, serão restabelecidos brevemente.

Também está sendo anunciando para os próximos 30 dias o pleno funcionamento da Estrada de Ferro do Amapá (EFA), inclusive com a retomada do transporte normal de passageiros e de carga, beneficiando, principalmente os colonos que moram e produzem ao longo da ferrovia.

A existência de um terminal de desembarque de combustíveis da empresa Ipiranga na área pertencente à mineradora impede o prosseguimento da reconstrução do porto de embarque de minérios destruído em março de 2013, ainda na gestão da Anglo American.

A Zamin Amapá tenta negociar a retirada do terminal, mas encontra resistência por parte da empresa petrolífera. As negociações, já há quase 15 meses, não têm êxito, embora a Zamin tenha construído novo terminal com recursos próprios para esse fim. A empresa já havia informado sobre o impasse, no ano passado, para a Assembleia Legislativa e para o então governador do estado, antes da paralisação da produção, sem que tenha recebido apoio.

Segundo a empresa, depende apenas das autoridades estaduais e federais para poder resolver o entrave e cumprir com suas obrigações financeiras com o propósito de retomar a produção na mina em Pedra Branca do Amapari.


Deixe seu comentário


Publicidade