Cidades

Sob protesto de índios, Câmara instala comissão sobre demarcaç

Indignação



 

Sob protesto de índios, a Câmara dos Deputados instalou uma comissão para debater a proposta de emenda à Constituição que tira do Executivo e dá ao Congresso a competência para aprovar a demarcação de terras e a ratificar as demarcações já homologadas.

Os indígenas são contrários à proposta por temerem que as bancadas ruralistas da Câmara e do Senado paralisem as demarcações.

Com faixas e cartazes, cerca de 80 índios pataxós, tupinambás, kaimbés e kiriris, vindos da Bahia, foram até o Congresso protestar contra a PEC, mas somente sete foram autorizados a entrar no plenário da comissão.

“Eles estão engatilhando a arma para atirar na gente ao instalar essa comissão. Corre o risco de se iniciar uma guerra civil no Brasil”, afirmou o indígena Kâhu Pataxó. “Se precisarmos pegar nas armas para lutar, vamos pegar. A quantidade de índios morrendo por causa de conflito é enorme”, afirmou.

Os índios chegaram a estender uma faixa no plenário da comissão com os dizeres “Ruralistas Lava Jato”. Até por volta das 15h30, a manifestação na comissão era pacífica.

Pelo texto da PEC, caberá ainda ao Legislativo estabelecer os critérios e procedimentos de demarcação.


Deixe seu comentário


Publicidade