Encerrou nesta terça-feira,04, o treinamento de técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) para a captura de morcegos hematófagos. O objetivo é aumentar a eficácia das ações e fortalecer o Programa Estadual de Controle da Raiva dos herbívoros, diminuindo os impactos da doença na pecuária e na saúde pública do Amapá. O curso foi promovido pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) do Estado.
Ao todo, participaram do treinamento 32 profissionais da Diagro, entre médicos veterinários, zootecnistas e agentes de fiscalização. Durante dois os participantes receberam informações técnicas de identificação e classificação dos morcegos e controle populacional, além da prática de armação de redes e captura no período noturno. O técnico do Ministério da Saúde Adriano Valadares e Elvira Celino, da Agencia de Defesa Agropecuária do Pará ministraram palestra detalhando o programa a nível nacional, regional e estadual.
Segundo o chefe da Unidade de Zoonose da CVS, José Renato Ribeiro, o essencial é controlar a população destes morcegos e diminuir o número de ataques aos animais: “Com essas medidas consolidadas, consequentemente diminuiremos drasticamente as chances de transmissão do vírus da raiva, uma zoonose de alto risco”.
Os morcegos da espécie Desmodus rotundus são os principais transmissores da raiva dos herbívoros, doença que ataca, principalmente, o rebanho bovino, causando problemas relacionados ao sistema nervoso, levando a morte do animal. Os morcegos são encontrados em locais escuros, úmidos e abandonados ou em matas próximas a áreas de criação de bovinos.
Deixe seu comentário
Publicidade