Cidades

Teste do Pezinho passa a ser feito entre o 3º e 5º dias de nascimento

Obrigatoriedade


Por determinação do Ministério da Saúde (MS), a partir do dia 1º de abril, o Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) passou a realizar o teste do pezinho entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. A alteração faz parte do conjunto de regras do manual de triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o manual quando realizado neste período apresenta resultado mais preciso, uma vez que o bebê já ingeriu proteínas e torna a análise mais segura. “O exame neste período possibilita o início do tratamento mais cedo, podendo evitar danos permanentes ao recém-nascido”, disse o diretor do HMML, Walter André Souza.

O teste do pezinho é responsável por diagnosticar doenças genéticas raras e, no Amapá, inclui o rastreamento para hipotireoidismo congênito (TSH), fibrose cística (IRT), Fenilalanina (PKU). No caso de fibrose cística, o tratamento poderá proporcionar melhor estado nutricional, crescimento e menos hospitalizações do que as que têm diagnóstico clínico posterior.

Já com relação ao rastreamento para hormônio estimulante da tireoide, este período é mais confiável pois a dosagem do hormônio nas primeiras 24 horas de vida pode acarretar um aumento de falsos positivos para hipotireoidismo congênito.

No ano de 2015 o HMML realizou 6.240 exames, e no primeiro trimestre de 2016 já foram coletados mais de 1100 análises. O teste do pezinho é realizado de segunda a sexta-feira, nos horários de 08h às 11h e de 14h às 17h, no ambulatório do hospital.


Deixe seu comentário


Publicidade