Cidades

Tiradentes: o patrono das polícias militares do Brasil

A bravura de Joaquim José da Silva Xavier rendeu a ele o título de patrono das polícias militares do Brasil


Fotos: Bruno Ítalo/DA

 

Railana Pantoja
Editora-chefe

 

Em 21 de abril é feriado no Brasil por causa do Dia de Tiradentes, que consagrou-se na história por sua participação ativa na Inconfidência Mineira e por ter sido o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte. A bravura de Joaquim José da Silva Xavier rendeu a ele o título de patrono das polícias militares do Brasil.

 

“Ele é nosso patrono, assim como de forma geral é de nossas co-irmãs. A gente sabe a importância dele para a história do país, então as polícias militares acabaram adotando Tiradentes como patrono”, disse o porta-voz da PMAP, Capitão Kleiton.

 

 

Como forma de homenagem, no quartel do Comando-geral da PMAP existe um busto de Tiradentes, que chegou ao Amapá em 21 de abril de 1982.

 

Tiradentes

Tiradentes atuou como propagandista da Inconfidência Mineira, viajando e conquistando apoiadores para a conspiração. Denunciados, Tiradentes e outros foram presos pelas autoridades portuguesas. Ele ficou marcado por sua personalidade agitada, sendo conhecido como o mais radical dos inconfidentes. Sua morte aconteceu em 21 de abril de 1792, e tal dia é considerado feriado nacional.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade