Cidades

TJAP condecora advogado Wagner Gomes com Colar do Mérito Judiciário em homenagem póstuma

A iniciativa reconhece os relevantes serviços prestados à cultura jurídica, advocacia e sociedade amapaense na defesa dos direitos


 

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em Sessão Solene realizada nesta quarta-feira (9), na sede do Poder Judiciário, em Macapá, entregou o Colar do Mérito Judiciário, em homenagem póstuma, ao advogado Wagner Gomes. A iniciativa reconhece os relevantes serviços prestados à cultura jurídica, advocacia e sociedade amapaense na defesa dos direitos, ao longo de uma carreira de quase 50 anos do operador de Direito, falecido em 5 de julho de 2024, aos 70 anos. A condecoração foi entregue ao filho do homenageado, Marcos Gomes. Também presentes na solenidade, que foi conduzida pelo presidente do TJAP, desembargador Adão Carvalho, a viúva do agraciado (in memoriam), Iracema Gomes, e os filhos Lélio Gomes e Taibe Gomes.

 

 

O Colar do Mérito Judiciário foi entregue pelo presidente do TJAP e pelo desembargador Rommel Araújo, autor da proposição para a concessão da honraria ao icônico advogado criminalista, que foi aprovada por unanimidade pelo Pleno, em Sessão Administrativa da Corte, no dia 12 de junho de 2024 (menos de um mês antes do falecimento). O chefe do Judiciário Amapaense enfatizou que o propósito era fazer a entrega ao advogado em vida, mas Wagner Gomes precisou se submeter a uma cirurgia e faleceu durante o procedimento.

 

Durante a solenidade, o presidente do TJAP lembrou a trajetória de Wagner Gomes e sua brilhante atuação no Direito. Na oportunidade, o desembargador Adão Carvalho ressaltou a incalculável contribuição do advogado homenageado para o Sistema de Justiça do Amapá.

 

 

“Gostaríamos de ter prestado essa homenagem ainda em vida para o Doutor Wagner, mas não foi possível. Tenho orgulho de ter sido amigo dele e este é um reconhecimento póstumo ao grande profissional que ele foi, um verdadeiro exemplo da advocacia. Inclusive, em 1992, na Comarca de Oiapoque, quando fui juiz naquele município, fiz meu primeiro julgamento criminal e ele atuou na defesa. Nosso saudoso operador do Direito sempre respeitou magistradas e magistrados, assim como servidoras e servidores do Judiciário. Foi realmente uma grande personalidade jurídica. E essa homenagem é justa ao grande profissional e homem que ele foi”, detalhou o presidente do TJAP.

 

O dispositivo de honra foi composto ainda pelos desembargadores Agostino Silvério Júnior (virtual), Carlos Tork, Rommel Araújo, Jayme Ferreira (corregedor-geral); representante do Ministério Público Estadual, procurador de Justiça Nicolau Crispino; o filho do homenageado, Marcos Gomes; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Amapá, Seccional do Amapá (OAB-AP), Auriney Brito e o presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Amapá (ACRIMAP), Paulo José Ramos. Ainda, durante o evento, foi exibido um vídeo institucional com fotos da trajetória de Wagner Gomes, que emocionou aos presentes.

 

“A inquestionável atuação do advogado na distribuição da justiça em terras amapaenses, mesmo antes da transformação do, então, Território Federal do Amapá em Estado. Wagner Gomes sempre esteve presente nas lutas democráticas e na busca de um sólido Estado democrático de direito. Sem dúvida alguma, a forma como exercia a advocacia criminal despertou em todos nós, operadores do direito, o respeito pela toga que ele vestia. Além de exemplo no campo profissional, era um grande ser humano. Sabia ouvir e ser ouvido. Ele continuará presente no coração de seus amigos”, comentou o desembargador Rommel Araújo.

 

Em nome da advocacia, o presidente da OAB-AP e o presidente da ACRIMAP relembraram a atuação de Wagner Gomes como criminalista, ressaltaram suas qualidades e elogiaram a iniciativa do TJAP.

 

Em nome da família, Marcos Gomes agradeceu ao TJAP pela homenagem, e aos amigos presentes na Sessão Solene.

 

 

“Estamos felizes e emocionados por receber o Colar do Mérito Judiciário em nome do meu pai. Sabemos da imensa contribuição dele para a sociedade amapaense. Além de profissional exemplar, Wagner Gomes foi um grande ser humano que amava seus familiares e amigos. Agradecemos ao Poder Judiciário e todos aqui presentes”, comentou.

 

Mais sobre Wagner Gomes

Nascido em Cametá (PA), o operador do Direito veio para o Amapá, com a família, ainda jovem e em Macapá fez sua história. Estudou e se formou em Direito em Belém (PA). Wagner Gomes foi um advogado conhecido no Brasil todo pela competência com que exerceu a profissão, sempre na defesa dos menos favorecidos, no exercício pleno da democracia, aplicação da justiça conforme os ritos processuais e constitucionais.

 

Em sua convivência diária nos Fóruns da Justiça do Amapá, Wagner Gomes sempre era muito cortês, bem-humorado e respeitoso, o que o tornou um advogado muito querido entre magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Judiciário. Ele se destacou pelo compromisso com seus clientes, na busca incansável pela verdade e a promoção de um sistema judicial justo e igualitário. Seu profissionalismo, dedicação e integridade serviram de exemplo para os colegas da área jurídica.

 

Além de competente e experiente profissional do Direito, Wagner Gomes foi presidente da OAB/AP (por três mandatos), do Sindicato dos Serventuários da Justiça Amapaense, e apresentava, há mais de dez anos, o programa de rádio “Togas e Becas”, nas manhãs de sábado, pela Rádio Diário FM.

 

Sobre o Colar do Mérito Judiciário

É a mais importante honraria do Tribunal de Justiça do Amapá, instituída por meio da Resolução nº 012/1995, pelo então presidente do TJAP, Mário Gurtyev de Queiroz, com a finalidade de agraciar pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras, que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica ou à Justiça do Estado do Amapá, mereceram especial distinção.

 

 

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade