UBSs Marcelo Cândia e Lélio Silva voltam a atender casos de urgência da atenção primária
A mudança passa a valer a partir de 1º de setembro. Os atendimentos de casos sintomáticos de Covid-19 se concentrarão na Unidade Covid Santa Inês.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou sobre o novo fluxo de atendimento aos casos de Covid-19 em Macapá, que passará por readequações a partir desta quarta-feira (01). Os atendimentos de rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Lélio Silva e Marcelo Cândia serão retomados.
Com a mudança, a Unidade Covid Santa Inês volta a ser porta de entrada para casos sintomáticos de Covid-19 com atendimento 24h. A UBS Lélio Silva irá funcionar 24h e a UBS Marcelo Cândia até 1h com os atendimentos de urgência para a população. Também continuam os atendimentos de urgência da atenção primária nas unidades Pedro Barros, Congós, Perpétuo Socorro e Marabaixo, com horário de funcionamento até 1h.
“Estaremos devolvendo à população esse atendimento primordial para pacientes com problemas de urgência, pois como tivemos uma diminuição nos casos de covid-19, decidimos deixar, exclusivamente, a Unidade Covid Santa Inês com uma equipe para estar de plantão para atender quem estiver com sintomas da doença, enquanto começamos as obras do nosso centro de covid permanente”, informou a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg.
Investimentos
No início deste ano, o município investiu na ampliação dos atendimentos aos casos de Covid-19. A prefeitura designou a UBS Rubin Brito Aronovitch como unidade porta de entrada, junto com as UBSs Lélio Silva e Marcelo Cândia.
A Unidade Santa Inês foi transformada em Unidade de Graves, para o atendimento de pacientes em processo de estabilização durante a espera por transferência para uma unidade estadual.
A queda dos casos também acompanha o avanço da vacinação contra a Covid-19 na capital. Atualmente, Macapá já tem 312.380 doses de imunizantes aplicadas, o que representa 98,72% do grupo prioritário vacinado com a 1ª dose e 70% de cobertura da população vacinável com a 1ª dose.
Deixe seu comentário
Publicidade