No início de janeiro, apesar da grande demanda de atendimentos, a antiga direção da UPA dispensou os dois únicos pediatras que eram do contrato, ficando apenas uma pediatra do quadro efetivo. “Na primeira semana de janeiro ficou uma situação complicada, eu era a única que atendia, mas agora estamos com o atendimento normalizado”, afirmou a pediatra Lia Vieira.
A dona de casa, Emília Ramos, sempre procura a UPA da Zona Norte e diz estar satisfeita com o atendimento prestado. “Sempre trago o meu filho aqui. O atendimento na UPA está cada vez melhor. É muito bom chegar a um local e ser bem atendida”, disse.
Segundo o diretor da UPA, Victor Hugo Lopes, a atual direção da unidade contratou quatro novos profissionais para atender as crianças. “O atendimento na UPA está normalizado, temos cinco pediatras fazendo atendimento. Recebemos a unidade com algumas irregularidades, como a sala de raios X, e estamos tomando providências para resolver esses problemas”, assegurou.
A UPA foi inaugurada sem estar finalizada, a sala de raios X precisou ser interditada, pois uma parede estava sem proteção. Um laudo físico constatou as irregularidades. Após as adequações feitas, a direção aguarda uma nova visita do físico para que o aparelho de raios X volte a funcionar. “Os exames não deveriam ser feitos sem essa proteção e, isso, estava ocorrendo, colocando os funcionários e pacientes em risco devido a exposição da radiação”, explicou o diretor.
O diretor ressalta, ainda, que a população desconhece os tipos de atendimentos oferecidos na UPA. “Todos os tipos de casos são trazidos para cá, na maioria deles, o atendimento deveria ser realizado na UBS. A UPA atende casos de emergência e urgência, mas muitos pacientes procuram a UPA para fazer consultas”, observou.
A UPA da Zona Norte conta com oito leitos, três consultórios. Entre os atendimentos oferecidos estão: a realização de eletrocardiograma, coleta de sangue, curativos e inalação.
Deixe seu comentário
Publicidade