Cidades

Vacinação contra a influenza é ampliada para todos os públicos no estado

A partir desta sexta-feira, 8, todas as pessoas acima de 6 meses de idade podem se vacinar. Medida busca garantir uma maior proteção da população


 

O Governo do Amapá ampliou a vacinação contra a influenza para todos os públicos a partir desta sexta-feira, 8. A iniciativa busca garantir uma maior proteção da população e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe.

 

Pessoas a partir de 6 meses de idade podem receber o imunizante em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) nos 16 municípios do estado. Até então, a vacina era direcionada apenas aos grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde, professores e pessoas que apresentam algum tipo de comorbidade.

 

Para que todos os municípios do estado possam disponibilizar a vacina, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) viabilizou, junto ao Ministério da Saúde, 280.000 mil doses do imunizante contra Influenza. As doses foram enviadas aos municípios para distribuição nas UBS.

 

 

“Quem ainda não se vacinou agora tem mais tempo para procurar um posto de saúde ou hospital e se proteger contra a doença. A campanha foi prorrogada até o dia 31 de janeiro de 2025”, pontuou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

 

A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante o inverno amazônico, período com maior circulação viral e de transmissão da gripe na região.

 

Cobertura vacinal

A vacinação contra a gripe ainda é baixa no Amapá, apesar das intensas campanhas que o Governo do Estado e os municípios realizam. Segundo dados do Sistema de informações do Programa Nacional de Imunização, até 4 de novembro, apenas 32,19% da população amapaense haviam sido vacinadas.

 

O município com maior cobertura vacinal é Serra do Navio, com 79,52% dos grupos prioritários imunizados. Seguido de Itaubal do Piririm com 68,13% e Vitória do Jari com 54,52%. Laranjal do Jari imunizou 25,46% da população, enquanto Santana registrou 29,58% e Oiapoque 30%. Os três municípios são os que apresentam menor cobertura vacinal.

 

 

“É importante reforçar que, apesar da vacina ter sido ampliada para todos os públicos, os grupos prioritários ainda são o foco maior da campanha e é necessário que a população se imunize, vacina é saúde, é prevenção”, reforçou a coordenadora Estadual de Imunização, Erika Porto.

 

Influenza

A gripe é uma doença causada por diferentes tipos de vírus como Influenza H3N2, H1N1 ou Influenza B. Esses vírus afetam as vias aéreas incluindo o nariz, boca, garganta e pulmões causando tosse, coriza e dor de garganta.

 


Deixe seu comentário


Publicidade