Vice-presidente, Michel Temer diz que governo precisa trabalha
O presidente da República em exercício, Michel Temer, disse que o governo precisa trabalhar com “unidade” para não ter dificuldades. “É preciso acabar com essa história de que cada um é governo por conta própria. O governo é uma unidade ,e enquanto não entendermos isso, vamos ter dificuldade de governo.”
Temer salientou, no entanto, que há unidade no governo Dilma Rousseff: “Temos unidade de governo, tranquilidade na nossa ação, graças a Deus, até agora vitoriosa em todos os momentos”.
Questionado sobre seu trabalho na articulação política, ele disse que “conversa muito” com o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e que tem apoio dos ministros da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e do Turismo, Henrique Alves, que o auxiliam na articulação política.
Além de vice-presidente da República, ele é responsável pela articulação política do governo desde a saída de Pepe Vargas da Secretaria de Relações Institucionais, no início de abril. Perguntado pelos jornalistas se há correntes tentando “esvaziar” seu poder no governo, Temer não polemizou. Disse apenas: “eu tenho um poder modesto. Não há o que esvaziar”.
Derrotas do governo
Ele minimizou as derrotas sofridas pelo governo durante a votação das emendas à Medida Provisória (MP) 664, na Câmara dos Deputados. Uma das emendas criou uma alternativa para o cálculo das aposentadorias pelo fator previdenciário e criou uma nova regra, que soma a idade ao tempo de contribuição até chegar a 85 para mulheres e 95 para homens.
A emenda foi incluída no texto à revelia do governo, que queria discutir as mudanças na Previdência em um fórum com a participação de centrais sindicais, empresários e parlamentares. Segundo Temer, a mudança aprovada pelos deputados não elimina o fator previdenciário e, apesar da emenda, o assunto continuará a ser debatido no grupo criado pelo Executivo. “A comissão certa e seguramente será instalada e trabalhará porque há bastante tempo o governo pensa em modificar o fator. Registro até que ele não foi eliminado, como se noticiou. Teve uma pequena adequação e uma adequação em favor dos aposentados”.
Deixe seu comentário
Publicidade