Cidades

Vigilância em Saúde monitora vacinação contra poliomielite e sarampo em Mazagão e Santana

Visitas começam na segunda-feira,12, para avaliar a cobertura vacinal das crianças que moram em áreas de difícil acesso


 

O Governo do Amapá iniciou mais uma atividade do monitoramento das estratégias de vacinação contra a poliomielite e o sarampo no estado. Desta vez, as equipes de vigilância em saúde vão atuar nos municípios de Mazagão e Santana, para acompanhar a situação vacinal das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, público-alvo das duas imunizações.

 

Em Mazagão, a ação inicia na segunda-feira, 12, e segue até o dia 19, de casa em casa. Já em Santana, as atividades serão realizadas de 19 a 23 de agosto. A mobilização atende às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka, além de fazer uma busca ativa das crianças que ainda estão com as vacinas da pólio e do sarampo em atraso, a iniciativa vai viabilizar a elaboração de estratégias que ajudem os municípios a atingirem ou se aproximarem da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95% de cobertura vacinal.

 

“O monitoramento consiste nessa varredura junto aos municípios, que vão buscar de porta em porta as crianças com as vacinas em atraso e completar o esquema vacinal primário daquelas que, porventura, ainda não o fizeram”, pontuou Peterka.

 

O monitoramento das estratégias de vacinação acontece por meio de visitas das equipes da SVS e da Atenção Primária de Saúde dos municípios às residências, possibilitando identificar áreas onde há concentração de não vacinados.

 

 

“É muito importante que os pais e responsáveis recebam essas equipes que realizarão essa busca ativa. A visita será ainda uma oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação com as vacinas do sarampo, da poliomielite e de outras vacinas”, informa a coordenadora estadual de Imunização, Erika Porto.

 

O trabalho de levantamento das crianças que precisam ser vacinadas será estendido para os 16 municípios amapaenses. Ao fim do monitoramento, os municípios deverão consolidar no sistema de informações, todas as ações executadas.

 

Os dados serão analisados pela equipe responsável do Ministério da Saúde, para que se tenha um indicador de como está a adesão às vacinas contra poliomielite e sarampo em todo o estado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade