Cidades

Vinte professores pesquisadores recebem auxílio para seus projetos

Programa Científico Professor Pesquisador visa fortalecer a prática da investigação e pesquisa na rede estadual de ensino


Com o intuito de promover a pesquisa e a inovação nas escolas da rede estadual de ensino, o Governo do Estado beneficia 20 professores com auxílio do programa “Professor Pesquisador”. Os educadores apresentaram projetos variados que serão executados com o apoio financeiro até dezembro.

 

A iniciativa é coordenada pelas Secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia com a proposta de fortalecer a prática da investigação científica. Os inscritos produziram trabalhos com temática referente a COP da Amazônia (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará, em 2025. O Amapá será subsede da conferência que discutirá mudanças climáticas.
Ivaldo Sousa, educador da Escola Estadual Benevenuto Soares Rodrigues, localizada na comunidade de Freguesia, no Distrito do Bailique, em Macapá, concorreu com um projeto de literatura científica, que envolve 40 alunos do ensino médio. Intitulado “Literatura Cientificista”, o trabalho consiste em vivenciar experiências que serão transformadas em um livro, com poesias e poemas em preto e branco.

 

“É gratificante publicar uma obra com conteúdo educativo e participação de adolescentes que estão começando a desenvolver habilidades, essa é minha terceira experiência. Trabalhei com estudantes de Jarilândia e do Aporema. O diferencial é que vou receber insumo para financiar esse livro, que vai tratar das questões de preconceito racial e discriminação”, declarou Sousa.

 

Cauã Santana Azevedo, de 15 anos, está entusiasmado em colocar vivências em palavras. Ele é um dos alunos que terão suas produções publicadas no projeto do professor Ivaldo.

 

 

Não me achava capaz de aprender a produzir poemas e agora vou fazer parte de uma publicação, minhas opiniões vai alcançar vários lugares e a sensação é incrível. Agradeço muito o professor por nos guiar nessa trajetória”, frisou Azevedo.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade