Zeladoria Urbana atua nos canais de Macapá para garantir um inverno sem grandes alagamentos
Mutirão de limpeza e desobstrução atuou em três dos principais canais da capital amapaense
Nesta terça-feira (14), as ações de prevenção a alagamentos da Prefeitura de Macapá se concentraram em três dos principais canais da capital: Canal do Beirol, Canal da Mendonça Júnior e Canal do Jandiá.
O mutirão, executado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (SEMZUR), faz parte do Plano de Inverno da Prefeitura de Macapá, que atua com serviços de desobstrução, capina e retirada de resíduos dos bueiros e galerias da cidade.
Iniciado em outubro de 2024, o Plano também realiza o monitoramento das áreas conhecidas por alagamentos durante o inverno macapaense, além de campanhas educativas e parcerias com a Guarda Civil Municipal para acesso rápido durante emergências.
Mirian Ferreira, dona de uma batedeira de açaí no bairro Pacoval, em frente ao Canal do Jandiá, recebeu com felicidade os serviços de retirada de resíduos e vegetação realizados pelos “verdinhos”.
“A gente só tem a agradecer! É um trabalho muito bom e que só vai trazer benefícios para o nosso bairro. Agora, dá para curtir a chuva sem medo”, relata Mirian, moradora do entorno há 23 anos.
O secretário da Zeladoria Urbana, Helson Freitas, explica que as equipes de limpeza estão de prontidão para atender às demandas da população durante o período chuvoso.
“Nossas equipes não param. Além dos verdinhos pelos canais da cidade, a coleta diária de lixo e o Descarta Treco também estão disponíveis para minimizar qualquer problema que possa surgir”, complementa.
A SEMZUR disponibiliza dois canais de ouvidoria para que a população ajude na manutenção dos espaços públicos:
– Ouvidoria da SEMZUR: WhatsApp (96) 99132-5389.
Através deste canal, os munícipes podem informar sobre lixeiras viciadas e descartes irregulares em vias, canais e logradouros.
– Descarta Treco: WhatsApp (96) 98125-1151.
Essa ferramenta auxilia na retirada de móveis, eletroeletrônicos e outros objetos domésticos não utilizados.
A secretaria também oferece atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no prédio da instituição, localizado na Av. Maria Quitéria, 317, bairro Trem.
Deixe seu comentário
Publicidade