África pode ter três seleções nas oitavas da Copa pela primeira vez na história
Enquanto Senegal e Marrocos comemoram classificação, Camarões e Gana ainda sonham com vagas.
Com Senegal e Marrocos classificadas e Camarões e Gana ainda com chances, a África pode emplacar ao menos três seleções nas oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez na história.
Até o momento, já foi alcançado o recorde conquistado na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, quando duas seleções africanas – Argélia e Nigéria – chegaram até as oitavas de final do torneio.
Senegal conquistou a vaga para as oitavas ao vencer o Equador por 2 a 1 e ficar na segunda colocação do grupo A, atrás da Holanda, enquanto Marrocos fechou a primeira fase da Copa no Catar na liderança do grupo F, à frente da Croácia, após vencer a já eliminada equipe do Canadá também por 2 a 1, nesta quinta-feira (1º).
Para Camarões, a ida à próxima fase depende de uma vitória contra a Seleção Brasileira, que entrará em campo com um time inteiramente reserva na última rodada da fase de grupos, e que a Suíça não vença a Sérvia – um empate ou uma vitória sérvia, porém, ainda fazem os africanos dependerem de gols feitos e saldo de gols para avançar.
Já para Gana, o caminho está mais facilitado: para chegar às oitavas, basta uma vitória simples contra o Uruguai, que não só ainda não venceu na Copa do Mundo, ou empatar contra os sulamericanos e torcer para a Coreia do Sul não vencer a já classificada seleção de Portugal abrindo vantagem em saldo e gols feitos.
Reeditando o memorável confronto da “defesa” de Luis Suárez, Gana e Uruguai se enfrentam na sexta-feira (2), ao 12h (horário de Brasília). No mesmo dia, às 16h, Camarões mede forças contra os reservas da Canarinho.
O continente africano só veio ter ao menos uma vaga fixa em uma Copa do Mundo em 1970, refletindo a onda de desconolização e consequente declarações de independências na região. Naquela ocasião, quem se classificou foi a equipe de Marrocos, que caiu na primeira fase.
Foram os marroquinos também os primeiros africanos a avançarem da primeira fase de uma Copa do Mundo, em 1986, após liderarem um grupo com Inglaterra, Polônia e Portugal e caírem nas oitavas para a Alemanha Ocidental.
Na história, três equipes africanas já chegaram até as quartas de final da Copa do Mundo, sempre em edições diferentes: Camarões, em 1990; Senegal, em 2002, e Gana, em 2010. Nunca houve um semifinalista vindo do continente.
Fonte: Henrique Sales Barros, da CNN
Deixe seu comentário
Publicidade