Diário na Copa

Veja os critérios de desempate da Copa do Mundo

Em caso de igualdade de pontos, são utilizados critérios para determinar quem avançará de fase.


 

A Copa do Mundo sempre apresenta um espetáculo a parte, com grandes seleções e estrelas se enfrentando a cada quatro anos em busca do título.

 

Com grupos de quatro equipes cada e apenas três jogos na primeira fase, é comum que as disputas por classificação para as oitavas de final sejam acirradas e decidias apenas na última rodada.

 

No entanto, existem casos em que duas equipes terminam com o mesmo número de pontos. Nesse cenário, é preciso utilizar os chamados “critérios de desempate” para decidir quem avançará de fase.

 

Na Copa de 2018, pelo Grupo H, Japão e Senegal terminaram com o mesmo número de pontos, saldo de gols, gols marcados e confronto direto, com a vaga ficando com a seleção japonesa devido ao número de cartões.

 

O primeiro critério para a classificação é, como de costume em todas as competições de futebol pelo mundo, o número de pontos. Ou seja, quem tiver mais pontos ao final dos três jogos, se classificará.

 

Em caso de igualdade de pontos, avança quem terminar com melhor saldo de gols. Na sequência aparece o número de gols marcados para definir quem terminará na frente.

 

Se houver empate nesses três critérios, a decisão passará para o confronto direto entre os times. Se ambas as equipes empatarem, aparece o fair play. A equipe que tiver menos cartões amarelos e vermelhos avança.

 

Por fim, se houver empate em todos os critérios, a vaga será decidida por sorteio.

 


Deixe seu comentário


Publicidade