“Apesar das dificuldades temos um horizonte bom para o Amapá”.
Ele é o mais experiente membro da diretoria do Sebrae no Amapá, alguém que fala com segurança e otimismo sobre as possibilidades do estado conseguir se firmar no cenário econômico regional. Também com bom trânsito no meio político, João Carlos Alvarenga acabou se tornando uma espécie de embaixador dos grandes e pequenos empreendedores, tanto que chegou a ser apelidado “Senhor Lei Legal”, por sua determinação em disseminar pelos municípios a aprovação da nova legislação que trata de forma especial os pequenos e micro empreendedores, inclusive mudando o eixo das compras governamentais. Alvarenga esteve ontem no programa Conexão Brasília, na Diário FM, ocasião em que detalhou a estratégia de enfrentamento da crise e da grande vitrine que deverá se transformar a 51ª Expofeira do Amapá.
Diário do Amapá – A forma candente com que o senhor defende a legislação de incentivo às micro e pequenas empresas já lhe valeu o apelido de “Senhor lei geral”. Como é isso?
João Alvarenga – Com certeza… [risos] A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas veio para ficar, pois é uma das melhores legislações, um dos melhores instrumentos, o melhor marco regulatório hoje para os pequenos negócios. Falta um pouco mais de divulgação, falta um pouco mais de entendimento inclusive por parte do próprio empresário em conhecer a lei, conhecer seus direitos e os nossos gestores em aplica-la.
Diário – É por isso que o senhor tanto se esforça para propagar as vantagens dela?
Alvarenga – Sim, é um trabalho de formiguinha que nós fazemos em todos os municípios, num primeiro momento na implantação dela e agora é a implementação que a gente vem fazendo, criando a sala dos microempreendedores nos municípios, forçando, incentivando, mostrando a importância das compras governamentais, dos nossos prefeitos, dos nossos gestores comprarem localmente, para incentivar e oportunizar as empresas a participar desse mercado público que para nós é muito importante.
Diário – Por falar em incentivo esta semana acontece um evento importante para esse segmento, com a vinda de palestrantes de renome a Macapá. Qual é a proposta do evento?
Alvarenga – Sim, nós sabemos que o momento econômico é complicado, é muito difícil, uma situação quase que ímpar em nossa economia e a gente precisa mostrar o quanto é importante hoje um pequeno negócio, uma pequena empresa, um empreendedor individual. O Sebrae a nível nacional está fazendo uma campanha de mostrar à população quanto comprar do pequeno é importante, o quanto comprar do pequeno você desenvolve a economia, gera emprego, o quanto você gera riqueza. Vamos começar essa semana, a partir de quarta-feira às 17 horas promovendo uma evento lá no Sebrae com renomados palestrantes como Carlos Júlio, que vai falar da fidelização do cliente, além do João Kleper, que vai falar sobre como você lucrar com inovação.
Diário – Bem apropriado para o momento mesmo.
Alvarenga – É, esse é o primeiro passo de um trabalho que vai culminar no dia 5 de outubro no Dia da Microempresa.
Diário – É uma estratégia mesmo, tanto que o tema deste evento é “Movimento compre do pequeno negócio”. O objetivo é a valorização desse segmento?
Alvarenga – Com certeza, demonstrar para os nossos empresários, pois muitas vezes há queixas e não a busca de soluções. As pessoas preferem muitas vezes colocar a culpa nos outros do que resolver os seus problemas. Às vezes você tem um estoque, está tudo parado, não gira a mercadoria, ficou muito tempo, saiu de moda, enfim, ou outra coisa, que na verdade você precisa fazer alguma coisa, reduzir preços por exemplo. Então nós vamos fazer esses eventos como as palestras e de 21 a 26 de setembro uma semana de capacitação para os empresários, para os vendedores, seus funcionários, todo mundo, e depois nas comemorações pelo Dia da Microempresa fazer um barulhão na cidade, para incentivar e homenagear esses empreendedores que são tão sacrificados e às vezes mal entendidos por alguns gestores, então é importante esse movimento a custo zero lá em nosso espaço que tem capacidade para 700, 800 pessoas quase.
Diário – Todo mundo convidado então.
Alvarenga – Sim, principalmente os empresários, suas equipes, que possam ouvir esses palestrantes, pois queremos com isso capacitar, ensinar esses empresários a calcular seu preço mínimo de vendas para ele poder participar do mercado, ser competitivo, pois às vezes o preço mal calculado gera prejuízo ou pode fazer com que a sua mercadoria fique empatada na prateleira, então é importante ver essas coisas, saber um pouco da contabilidade da empresa.
Diário – Muito bom, uma grande sacada do Sebrae.
Alvarenga – Pois é e depois dessa programação, ainda em outubro, nos dias 2, 3 e 4 vamos fazer uma feira de produtos agrícolas lá no Sebrae, de hortaliças, enfim, vai ser um fim de semana aonde nós vamos trazer esses produtores aqui da região de Macapá, de Porto Grande, Tartarugalzinho, enfim, para mostrar que nós produzimos tudo isso e que é importante que a gente compre, porque às vezes não sabe, que muitos produtos hoje de qualidade em nossos supermercados, são produzidos aqui no Amapá.
Diário – Antigamente muitos queriam seguir carreira militar, ou concurso para o Banco do Brasil. Depois veio a febre de abrir um próprio negócio. E agora com os pequenos negócios, com o advento da Lei Geral, questões como previdência, enfim, dá para fazer carreira como empreendedor?
Alvarenga – Sim, com certeza. Aliás, isso é até tema de uma discussão pois hoje a inadimplência do empreendedor individual é muito grande, principalmente aqui no estado, então é importante que ele esteja adimplente com as suas obrigações previdenciárias e tributárias em dias para que ele possa usufruir desses benefícios, pois quando você tem um direito, você também tem obrigações. Daí a gama de benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, licença maternidade para as mulheres, reclusão, acidente, enfim. Hoje temos mais de 11 mil empreendedores individuais, mas com uma taxa de inadimplência muito alta.
Diário – Esta semana também foi marcada pelo lançamento da 51ª Expofeira Agropecuária que marca também uma reedição da parceria do estado com o Sebrae, que deu muito certo em edições anteriores. Como está vendo esse novo momento diretor?
Alvarenga – Nós tínhamos feito mesmo uma boa parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae em anos anteriores da gestão do governador Waldez e estamos retomando agora. Acho que o estado precisa de alguma motivação mesmo, se movimentar, não adianta ficar parado, como o governador falou, temos que buscar alguma solução, pois quando ocorre um problema não podemos ficar parados esperando que as soluções cheguem. Vamos em frente, vamos enfrentar isso, é o que estamos fazendo, buscando um ambiente adequado para as empresas, melhorar os negócios, incentivar os empresários, incentivar os compradores a buscarem suas necessidades e a Expofeira se presta para isso.
Diário – Uma grande vitrine mesmo, não é?
Alvarenga – Pois é, não só com relação ao mercado local, para movimentar a economia, bem como ser uma vitrine sobre o que nós temos, pois vivemos um momento especial na economia, de dificuldade, mas também vivemos um momento muito especial no Amapá. O nosso horizonte é muito bom, apesar das dificuldades da economia, pois temos aí o agronegócio chegando com toda força, a nossa logística que vai atender a necessidades de outros estados, o petróleo é algo também a ser discutido, não é algo para amanhã, mas nós temos que começar a nos preparar para quando chegar. E a Expofeira vai apresentar todas essas oportunidades, onde o Sebrae, o Governo do Estado e todos os nossos empreendedores e as instituições empresariais com o mesmo pensamento, com o mesmo objetivo que é ajudar a desenvolver esse estado e melhorar a nossa economia.
Perfil…
Entrevistado. O administrador João Carlos Calage Alvarenga está na diretoria do Sebrae no Amapá há 14 anos. Já cumpriu seis mandatos como diretor técnico, administrativo-financeiro e superintendente. Especializado em Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas, pela Universidade de Campinas, e em Desenvolvimento de Liderança do Sistema Sebrae, pela Fundação Dom Cabral. Possui curso Gestão Avançada para Executivos, Desenvolvimento de Executivos do Sistema Sebrae e APG – Programa de Gestão Avançada, pelo Instituto Amaná Key, Métodos e Instrumentos para o planejamento integrado sob a visão do desenvolvimento sustentável, pelo Instituto de Desenvolvimento Local da Universidade de Valência, na Espanha.
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