“Pegar carona em memes e conteúdos virais pode ser um risco para empresas.”
Muitos profissionais responsáveis por redes sociais de empresas e companhias passam, frequentemente por um grande dilema entre manter uma linha mais corporativa ou criar postagens que gerem mais likes e engajamento.
Cleber Barbosa
Da Redação
Diário do Amapá – Durante o curso de seu trabalho em auxiliar empresas a alcançarem os seus objetivos com ferramentas e estratégias de marketing inovadoras, os likes têm uma relevância menor nos dias de hoje se comparados ao que acontecia há alguns anos?
Saulo Camelo – Hoje, o engajamento se dá por compartilhamentos, conteúdos salvos ou comentados. Dito em vias técnicas, para pegar carona em memes e conteúdos virais é necessário entender se aquele conteúdo está de acordo com o que a marca tem em sua mensagem, ou até mesmo se está de acordo com o que o seu público ouve e se interessa. Não há fórmula única para todos, sendo necessário entender o contexto em que a marca está inserida.
Diário – Para o empresário, é fundamental entender então qual o tipo de audiência da empresa, criando um formato adequado às mídias sociais escolhidas, seria isso professor?
Saulo Camelo – Exatamente. É preciso saber qual é o conteúdo que mais atrai o interesse do público, além de ter uma programação em um calendário editorial e uma visão clara sobre qual é o objetivo de cada ação. Há quem queira likes, mesmo não sendo essa a melhor estratégia e há quem busque aumento de tráfego em um site ou loja física. Os setores de criação, texto e segmentação devem estar conectados e seguindo o objetivo estabelecido.
Diário – Segundo um recente posicionamento do senhor, uma plataforma pode ser mais efetiva que outra, dependendo da ação que a empresa pretende divulgar?
Saulo Camelo – Hoje, por exemplo, há grande foco no TikTok devido ao seu algoritmo com segmentação assertiva, com o Reels do Instagram buscando equalizar esses números aumentando a entrega orgânica. Por outro lado, o conteúdo B2B é mais atrativo no LinkedIn. Se a intenção for construção, design ou criatividade, a rede social Pinterest é um ótimo canal. Cabe ao estrategista responsável pelas campanhas identificar as oportunidades em seu planejamento.
Diário – O período de pandemia demonstrou, ainda mais, a importância das redes sociais no dia a dia de empresas e startups, deixando claro que não é possível ter uma estratégia de marketing efetiva sem utilizar as principais plataformas, não é?
Saulo Camelo – Dentro da jornada do consumidor, a tomada de decisão possui touchpoints que passam pelas mídias sociais, aumentando a possibilidade de recompra por meio do remarketing. Para empresas que querem iniciar suas ações, as mídias sociais democratizam o investimento em marketing, permitindo que qualquer companhia, independentemente do seu capital, alcance uma audiência segmentada. Ao optar pela entrega do conteúdo por meio dos métodos pagos disponíveis em sites e redes sociais, é importante segmentar corretamente esse material e ser ainda mais cauteloso em diversos aspectos. É necessário pensar no nicho de atuação e a forma de se comunicar com quem não conhece a sua marca. É válido utilizar gatilhos no texto e imagens relacionáveis, humanizando o conteúdo a ponto de gerar uma conversa personalizada com a audiência
Diário – Caso a marca cometa algum erro ou poste algo considerado de mau gosto, o primeiro passo é ouvir e entender a própria audiência?
Saulo Camelo – Sim, veja como eles se posicionam em relação ao conteúdo postado e analise se ele condiz ou não com a visão propagada pela empresa. Se for o caso, realize uma postagem com um pedido formal de desculpas e reforce os valores da organização, deixando claro que a marca está atenta ao que a sua comunidade prosiciona . A trajetória nas redes não será feita sempre de acertos, sendo necessário que os erros sejam utilizados como aprendizado e um trampolim em busca de melhorias.
Diário – Obrigado pela entrevista.
Saulo Camelo – Eu que agradeço, até uma próxima oportunidade.
Perfil
Saulo Camelo – Publicitário, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e empresário há mais de 10 anos no ramo de comunicação, marketing e publicidade.Com background nas áreas de branding e design, Saulo fundou, em 2011, a Camelo Digital, agência de marketing e publicidade com mais de 500 clientes atendidos em mais 12 países.
Colocação no mercado
– Responsável por liderar projetos de planejamento estratégico, marketing, performance, comunicação e tecnologia, Saulo é o CEO e presidente das operações da Camelo Digital, gerenciando times responsáveis por atender grandes marcas como Nestlé, Garoto, Petrobras, Coqueiro, Shopping Center 3 entre outros.
Sobre a Agência
– Com sede na Capital paulista, entre as diversas soluções na área de marketing e comunicação, a empresa também desenvolve aplicativos e sites que transformam a vida de usuários. E, para isso, conta com um time especialista em Design e Marketing Digital. Atualmente, no portfólio estão organizações como Nestlé Health Science, Lego, DNV GL, OGFI, entre outros. Conquistou o prêmio Agência Top 10 Apptuts e mantém parceria com a ABRADI e o Sebrae. Atende demandas em SEO, Branding, Marketing de Performance, Mídias Digitais, User Experience, Consultoria de Marca.
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