Esportes

40 estudantes-atletas embarcam para disputar as Paralimpíadas Escolares, em São Paulo

Delegação amapaense participa do torneiro que inicia nesta terça-feira, 26. Paratletas disputam em seis modalidades


 

Uma delegação com 40 paratletas embarcou nesta segunda-feira, 25 para representar o Amapá nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo (SP). Os amapaenses competem a partir desta terça-feira, 26.

 

 

Os estudantes-atletas vão disputar tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, atletismo e parabadminton. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reunirá atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal para competir em diversas modalidades.

 

 

Entre os paratletas, a estudante Ana Paula, de 15 anos, vai disputar lançamento de dardo e disco e arremesso de disco pela quarta vez representando o Amapá. Ela garante que irá trazer muitas medalhas para o estado.

 

 

“Estou muito animada para competir novamente. No ano passado aprendi muito e percebi o quanto posso melhorar. Treinei duro e estou mais preparada agora. Quero trazer muitas medalhas para o nosso estado e mostrar que, com dedicação e apoio, podemos chegar longe”, celebrou confiante Ana.

 

Os atletas foram selecionados nas etapas estaduais realizadas em junho, no Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, em Macapá. A delegação viajará acompanhada por profissionais das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e de Desporto e Lazer (Sedel), que oferecem suporte técnico e logístico.

 

 

“O investimento no paradesporto escolar é um compromisso com a inclusão e o fortalecimento do esporte amapaense. Temos grandes chances de trazer bons resultados e, mais que isso, contribuir para o desenvolvimento pessoal e esportivo desses jovens”, destacou a secretaria de Desporto e Lazer, Cibely Peixoto.

 

Paralímpiadas Escolares

A primeira edição aconteceu em 2009 e foi considerada um dos maiores eventos de desporto para crianças e adolescentes em idade escolar.

 

No Amapá, são selecionados atletas nas modalidades bocha e atletismo, divididos em grupos conforme o grau de deficiência, que vão representar o estado na etapa nacional, de 25 a 30 de novembro. O Amapá já participa da competição há 12 anos consecutivos.

 

A competição proporciona oportunidades para atletas com habilidades excepcionais, destacando a importância da inclusão e do reconhecimento das capacidades além das limitações físicas. O evento também reforça valores de igualdade e superação, inspirando a sociedade a valorizar a diversidade e a promover o respeito às habilidades individuais.

 


Deixe seu comentário


Publicidade