Esportes

Acordo entre secretarias visa melhoria dos Jogos Escolares Amapaenses para 6 mil alunos

Proposta foi firmada entre as Secretarias de Estado de Desporto e Lazer e da Educação para facilitar a realização da competição e combater a evasão escolar


 

O Governo do Amapá deliberou um acordo de cooperação técnica para melhor funcionamento dos Jogos Escolares Amapaenses (JEAs), o maior torneio esportivo do estado. A iniciativa faz parte do Plano de Governo da gestão, que busca incentivar atividades esportivas nas redes de ensino.

 

O termo, assinado na segunda-feira, 22, estabelece as responsabilidades das Secretarias de Desporto e Lazer (Sedel) e de Educação (Seed), principais responsáveis pela execução e organização das atividades relacionadas ao evento. O documento abrange todas as edições dos JEAs, com possibilidade de ajustes conforme a necessidade ao longo do tempo.

 

 

“A importância do fechamento é facilitar a realização da competição. Esse ano nós estamos com mais de 6 mil alunos participando de todas as etapas. Nós temos como finalidade combater a evasão escolar, fazer com que os nossos estudantes permaneçam, e o esporte é uma estratégia que utilizamos para essa permanência, valorizando e desenvolvendo habilidades”, pontuou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

 

Com essa parceria, os JEAs podem proporcionar uma melhor estrutura e apoio para os estudantes atletas, fomentando o desenvolvimento esportivo e educativo no estado, de acordo com a secretária de Estado do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto.

 

“Acreditamos que, por meio do esporte, podemos contribuir significativamente para a formação de cidadãos mais preparados e saudáveis. Eu também fui estudante, participei dos jogos, faz parte também da minha história como atleta e eu sei o quanto é importante a participação deles”, ressaltou a secretária.

 

 

Jogos Escolares Amapaenses

O Governo do Amapá iniciou a etapa municipal dos Jogos Escolares Amapaenses em 19 de junho. A disputa é dividida em duas partes, com jogos nas modalidades coletivas e a fase estadual, que acontecerá no início de agosto, reunindo os campeões das fases anteriores e as disputas nas categorias individuais.

 

A competição recebe estudantes de 12 a 14 anos e de 15 a 17, nas categorias masculina e feminina. Cerca de 11 mil alunos-atletas das redes pública e privada, de mais de 140 escolas dos 16 municípios do Amapá, estão inscritos.

 

Os campeões receberão medalhas, troféus e ganham a chance de representar o Amapá nos Jogos Escolares Brasileiros e nos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão no segundo semestre deste ano.

 


Deixe seu comentário


Publicidade