Esportes

Adeus do “Rei” Emanuel emociona “Rainha” Walsh: “Maior que o esporte”

Humilde, lenda americana rasga elogios ao brasileiro, que vai dar adeus ao vôlei de praia aos 42 anos: “Ele é um presente e até me dá um arrepio de falar nisso”


Dona de inúmeros títulos no vôlei de praia, eternizada em uma estátua feita pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e única tricampeã olímpica da história da modalidade, Kerri Walsh Jennings não parece ter noção do que representa. Na realidade, a simpática americana é tão humilde que, mesmo sendo chamada de “Rainha” pelos brasileiros, considera que há um outro atleta maior que ela própria e até mesmo que o esporte. Trata-se de Emanuel, que ganhou o apelido de “Rei” por conta de seus feitos, como mais de 150 títulos e três medalhas nos Jogos Olímpicos, sendo uma de ouro em Atenas 2004, e vai se aposentar quando encerrar sua participação no Grand Slam do Rio.

Walsh se emociona ao falar de seu ídolo. Diferentemente de Emanuel, que não conseguiu a classificação olímpica, a americana poderá tentar alcançar sua quarta medalha olímpica. Mas isso não importa. Para ela, o brasileiro é o maior de todos. Quando soube do anúncio oficial da aposentadoria do paranaense, feito por ele na semana passada, ela desabou. Seria o fim de uma era no esporte que tanto ama. Ela conta que pensou em escrever para o colega de vôlei de praia. Mas as palavras não vieram, tamanha a emoção.

– Ainda não falei com ele. Pensei em enviar uma mensagem, mas as palavras não vieram, porque ele é tão grande que chega a ser maior que o nosso esporte, por tudo que ele fez. Ele é um presente para nosso esporte e até me dá arrepios de falar nisso. Eu aprendi muito o vendo jogar e tudo que ele fez, levando junto sua família, sem se satisfazer nunca, mesmo com tudo que conquistou. Para mim, é um campeão muito faminto. E esse é o melhor tipo de campeão. Sei que ele não estará por perto mais, mas sempre vai afetar o jogo de uma forma positiva. Vou sentir falta dele. Emanuel é uma das primeiras lendas de quem ouvi falar e ele foi uma lenda desde que começou bem novinho. Ele tem sido maravilhoso por muito tempo e vai parar sendo maravilhoso – declarou a jogadora.

Questionada sobre o apelido de “Rainha” dado pelos brasileiros, Walsh se diz honrada, ainda mais que Emanuel é chamado de “Rei” no vôlei de praia.

– É uma honra. Geralmente, eu não gostaria desse apelido, mas quando venho aqui, eu amo isso, me faz querer ser melhor. Eu quero ser a “Rainha”. Esse é o modo como os brasileiros me chamam e você são os melhores do mundo nisso, portanto, quero ser a “Rainha”. E o fato de Emanuel ser apelidado de “Rei”, ele merece demais esse apelido – complementou a jogadora.


Deixe seu comentário


Publicidade