Diário Política

Alongamento e boa alimentação são dicas para participantes da Corrida “Cidade de Macapá”

Exercícios de mobilidade, estabilidade e uma alimentação rica em calorias são algumas das dicas dadas por profissionais.


Neste sábado, (19), acontece a Corrida “Cidade de Macapá”, promovida pela Prefeitura em comemoração ao aniversário de 264 da capital. De acordo com a Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), cerca de mil participantes devem percorrer um trajeto de 5 quilômetros pela orla da cidade.

Para garantir uma participação segura dos inscritos, dois profissionais da área dão dicas de como se preparar para o evento esportivo. O educador físico, João Paulo Pantoja, que trabalha com assessoria de corrida, explica que exercícios de mobilidade, estabilidade e alongamento são essenciais antes de iniciar o trajeto. “O alongamento deve ser dinâmico e, em seguida, o participante pode fazer aquecimento mais específico para ativar os diversos tipos de fibras musculares necessárias para a corrida. O corredor sai do seu estado de repouso e fica em estado de alerta e pronto para iniciar o trajeto com segurança”, explica.

O profissional destaca ainda que após o fim do trajeto, o corredor não deve parar bruscamente. “Após cruzar a linha de chegada, é recomendo não fazer uma parada brusca. Ao invés disso, ele deve seguir em uma caminhada leve até que corredor volte a calma e fique bem”, completa.

Os cuidados com o corpo antes e após a corrida também passam por uma alimentação adequada, com oferta de nutrientes necessário para geração de energia para que o organismo suporte o trajeto. O nutricionista e especialista em nutrição esportiva, Luiz Paulo Dias, orienta que na noite anterior à corrida, o participante precisa fazer uma refeição mais calórica para que ele tenha energia suficiente para enfrentar o trajeto no dia seguinte. “Como a corrida é bem cedo, é interessante que ele faça uma refeição mais calórica na noite anterior. Mas isso não significa ser uma refeição com qualidade ruim. Ele deve fazer a ingestão de calorias de alimentos bons. Caso ele opte por alimentos ruins, ele pode passar mal a noite e não ter um bom desempenho na corrida”, destaca.

Entre as opções de refeição, o nutricionista destaca fazer a ingestão de macarrão com molho de tomate natural, que deve ser acompanhada de alguma proteína como carne moída ou frango desfiado. “Essa estratégia deve ser adotada para que ele faça uma refeição com carboidratos mais leves antes da prova e isso inclui as frutas, que possuem carboidratos com digestão mais rápida. Também pode adicionar mel as frutas para aumentar o percentual de carboidratos, mas sem aumentar o volume. Isso dá um aporte bom de calorias à refeição”, completa Luiz Paulo Dias.

O nutricionista diz que a refeição completa deve ser feita após a corrida. “Encerrado o trajeto, o participante está liberado para comer frutas, proteínas e carboidrato, como cuscuz, tapioca e pão integral”, finaliza.


Deixe seu comentário


Publicidade