Esportes

Amapá terá Centro de Treinamento de Wrestling

Presidente da Confederação Brasileira de Wrestling está no Amapá para dar o pontapé inicial no projeto


 

Lana Caroline
Editora de Esportes

 

Em pouco tempo, o Amapá terá um centro de treinamento de wrestling, também conhecido como luta Olímpica, que vai atender a todos os que praticam e querem conhecer sobre a modalidade. O presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Flávio Cabral, está no Amapá para que todos os tramites sejam feitos e os atletas sonharem com um novo espaço.

 

 

“Eu vim no Amapá para inaugurar um programa de treinamento no qual vamos contratar um profissional da Argélia, montando um centro de treinamento aqui. O estado se destaca muito na modalidade e pretendemos dar um passo a mais”, disse, em entrevista ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (90,9 FM), nesta quarta-feira (23).

 

O projeto conta com emenda impositiva do deputado estadual Pr. Oliveira e apoio da Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (Sedel), em parceria com a CBW. O professor e quem apresentou a ideia do novo espaço, Wanderson Panda, afirma que a modalidade cresceu tanto que é importante um espaço maior para acolher novos atletas.

 

 

“Sempre pensamos em melhorar e dar condições pra essas crianças, adolescentes e jovens. Colamos com a secretária Cibely, que está nos dando todo o apoio, juntamente com o Pr. Oliveira, que compraram a ideia”, afirmou Panda.

 

A titular da Sedel, Cibely Peixoto, explica que dar suporte aos atletas para que eles possam se desenvolver e representar o estado em competições nacionais e internacionais é de muita importância, além de capacitar novos professores e técnicos.

 

 

“É importante o governo dar apoio, suporte e acompanhar os nossos atletas. Quando o projeto chegou à secretaria, achei muito interessante e disse que precisava ser rápido. Virá um técnico experiente e capacitado pra auxiliar nossos atletas e formar a nossa equipe olímpica. Eu repito: o Amapá tem muitas condições de ter um atleta nas olimpíadas de 2028 e precisamos trabalhar isso”, pontuou.

 

O argeliano Aoune Fayssal será o profissional responsável por formar os atletas e professores. Ele dará treinos diários, em dois turnos. A expectativa é trazer atletas de outros municípios para Macapá e treiná-los, e expandir os ensinamentos para os outros municípios do estado. O espaço será no KM0, da BR-210, na zona norte da capital.

 

O Amapá tem se destacado no wrestling em diversas competições e, segundo o presidente da Confederação, os atletas amapaenses têm grande potencial de crescimento na modalidade. “Achei excelente os atletas daqui. É uma turma jovem, isso é legal. A gente deslumbra um futuro bem promissor do wrestling no Amapá”, finalizou Flávio.

 

Novidades

A vinda do Presidente da Confederação Brasileira de Wrestling ao estado não foi somente para tratar do projeto, mas para acertar, com a secretária da Sedel, a vinda de campeonato nacional da modalidade em 2025.

 

“Estamos planejando, junto com a Confederação, trazer o Circuito Norte-Nordeste para o estado, no qual vamos receber cerca de 200 atletas. Vamos nos organizar pra fazer um evento belíssimo”, finalizou Cibely Peixoto.

 


Deixe seu comentário


Publicidade