Esportes

Amapazão de 2016 poderá reunir de oito a dez equipes

Inscrições deverão ser abertas no fim de fevereiro. 


O Campeonato Estadual de Futebol Profissional será iniciado diferentemente do ano passado. O torneio, que deverá reunir de oito a dez equipes, poderá iniciar ainda no primeiro semestre de 2016, antecipa a Federação Amapaense de Futebol (FAF). Segundo o diretor técnico da entidade, Manoel Figueira, a competição está prevista para começar entre 30 de maio e 3 de junho.

O cartola adianta que as inscrições para o Campeonato Amapaense de Futebol Profissional deverão ser abertas no fim de fevereiro para os clubes adimplentes com a FAF. O regulamento será feito pela entidade esportiva, em março, dois meses antes da bola rolar pela competição.

O regulamento do estadual garantirá ao campeão vaga na Copa Verde, Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D de 2017.
O atual campeão é o Santos-AP, que ergueu o troféu nos últimos três anos. Em 2015, nove times participaram da competição, e a expectativa é de que o número aumente nesta temporada.

Dívidas de clubes com a União
A FAF informou que para participar da disputa, todos os times em débito com a União devem quitar as dívidas ou cumprir as novas regras aplicadas pela Lei Nº 13.155, também chamada de Programa de Modernização da Gestão e Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), em vigor desde agosto de 2015.

O programa estabelece aos clubes apresentação até dezembro deste ano das certidões negativas de dívidas com a União como um dos pré requisitos para participar de disputas de competições profissionais de futebol.

A falta do documento fará o clube ser punido com a participação na segunda divisão do Amapazão, que poderá ser criada em 2016.

Os clubes que não tiverem as certidões negativas, vão precisar aderir ao Profut para financiar o pagamento dos débitos e participar do Amapazão.


Deixe seu comentário


Publicidade