Amapazão: governo promete repasse para os clubes até 10 de agosto
Liga Desportiva de Pedra Branca do Amapari é a entidade habilitada para receber ajuda de R$ 1 milhão para cobrir despesas com o campeonato.
A presidente do Trem Desportivo Clube, Socorro Marinho (foto), revelou, ontem, que o repasse de um milhão de reais prometido pelo governo do estado, como apoio ao Amapazão 2015, será liberado no mais tardar até 10 de agosto. O repasse será feito pela Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel).
Socorro, juntamente com o presidente do São José, Rômulo Simões, trabalha com a Liga Desportiva de Pedra Branca do Amapari, no sentido de viabilizar a documentação necessária para a liberação do recurso estatal.
A Liga Desportiva de Pedra Branca do Amapari está apta a receber o recurso, pela sua condição de entidade adimplente com o erário. A Federação Amapaense de Futebol vive a condição de inadimplente, segundo informação do procurador geral do estado, Narson Galeno. Caberá à entidade amaparina fazer o repasse do recurso aos clubes.
Entenda o caso
O Campeonato Amapaense de Futebol Profissional de 2015 foi iniciado dia 4 passado com a garantia de que o governo do estado repassaria aos nove clubes participantes, através de convênio com a Sedel, apoio de um milhão de reais para as despesas com a competição.
Depois do aceno oficial positivo, clubes e Sedel estudaram a forma de como seria feito o repasse. Com a escolha da Liga Desportiva de Pedra Branca do Amapari, o convênio, no momento, é analisado pela Procuradoria Geral do Governo do Estado (PGE), que aguarda somente as planilhas de custo detalhadas das despesas dos clubes para emitir parecer favorável ou não à liberação do dinheiro.
De acordo com o presidente do São José, Rômulo Simões, os clubes já providenciaram as planilhas, e a expectativa é de que até na próxima sexta-feira elas sejam encaminhadas para a PGE.
“Faltou detalhar nossa planilha de despesas no projeto que foi encaminhado ao governo, mas toda a documentação está sendo providenciada, para que num curto espaço de tempo o repasse seja feito”, disse Simões.
A presidente do Trem Desportivo Clube, Socorro Marinho, chegou a postar nas redes sociais a possibilidade de paralisação do campeonato por conta de que as equipes se programaram para receber o apoio do governo em até 15 dias após o início do campeonato.
Segundo a dirigente da Locomotiva, sete das nove equipes participantes chegaram a se manifestar favoráveis à interrupção do campeonato, em razão da demora do governo em liberar o dinheiro prometido.
“Apenas Santos e Independente foram contra a proposta. Estávamos aguardando uma posição da equipe do governo. Estamos providenciando a documentação exigida pela PGE e vamos aguardar até o dia 10 pelo repasse, como nos foi informado por fontes palacianas”, ressaltou Socorro Marinho. (Colaborou Douglas Lima)
Deixe seu comentário
Publicidade