Esportes

Até agora somente dois clubes inscritos para o Amapazão 2016

As inscrições podem ser feitas na secretaria da FAF, localizada na Avenida Fab, no Centro de Macapá.


Parece que os clubes não estão muito empolgados com o Campeonato Amapaense de Futebol Profissional, popularmente conhecido como ‘Amapazão’. A Federação Amapaense de Futebol (FAF) abriu as inscrições para o estadual no dia 24 de fevereiro e até o momento apenas o Santos-AP, atual campeão, e São Paulo-AP confirmaram presença.

O período de inscrições encerra no dia 10 de março e a competição deve iniciar na segunda quinzena de maio.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da FAF, localizada na Avenida Fab, no Centro de Macapá. Em 2015 nove times participaram o campeonato e a expectativa é que o número se mantenha. A federação não cogita prorrogar o prazo, como já aconteceu em outras edições do estadual.

-O São Paulo-AP e o Santos-AP já concluíram as suas inscrições e o presidente do Macapá [Wilson Sena] já veio falar comigo confirmando que irá participar. Ficou acordado em reunião com os clubes de que não queremos prorrogar as inscrições que foram abertas no dia 24 de fevereiro. Se tiver quatro ou cinco times inscritos antes do dia 10, haverá competição – disse Paulo Rodrigues, vice-presidente da FAF.
Após as inscrições, o regulamento da estadual será discutido com os clubes e a federação amapaense. Em 2015, a primeira fase foi realizada em forma de pontos corridos entre todos contra todos. Os quatro melhores avançaram para as semifinais em jogos de ida e volta, passando para a final, que também foi em dois jogos.

PROFUT
A federação chegou a informar em 2015 que os clubes deveriam quitar as dívidas com a União ou cumprir as novas regras aplicadas pela lei nº 13.155, também chamada de Programa de Modernização da Gestão e Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), em vigor desde agosto de 2015.

Caso não apresentassem as certidões negativas de dívidas com a União, os times seriam punidos sendo rebaixados para a segunda divisão do Amapazão, que atualmente não existe. Mas nesta quinta-feira (3), Paulo Rodrigues, disse que talvez os times possam disputar a competição mesmo sem apresentar essa documentação.

-Não está nada definido, mas conversei com o presidente Roberto Góes e ele disse que a CBF estuda prorrogar o prazo para apresentar as certidões negativas até o fim do ano, assim os clubes amapaenses podem disputar o estadual sem problemas. Mas ainda não tem nada certo, por isso tem muitos clubes que já deram entrada na papelada para tirar as certidões – Adiantou o cartola

DESFILIAÇÃO
Paulo também informou que dois clubes estão perto de serem desfiliados da federação: o Clube Atlético Cristal e Mazagão Atlético Clube. O motivo alegado pela FAF é a falta de atividade dos times que não atuam desde 2010 e 2000, respectivamente.

-Atualmente existe nove clubes que estão aptos para disputarem o Amapazão, o que aconteceu em 2015. A federação ainda tem outros times filiados, mas que estão inadimplentes com a FAF, como o caso do Cristal e Mazagão que estão prestes a serem desfiliados. Se acontecer isso, os clubes só voltarão mediante a pagamento de R$ 20 mil para a CBF e R$ 10 mil para a federação – contou Paulo Rodrigues.


Deixe seu comentário


Publicidade