Atividades de lazer para idosos do projeto ‘Quinta Feliz’ retorna no Ginásio Avertino Ramos,
Projeto é realizado toda quinta-feira, às 15h, com práticas de dança, jogos, palestras e entretenimento
Para garantir a prática de atividades e lazer para a terceira idade, o Governo do Amapá retornou com o projeto “Quinta Feliz”, no Centro Didático Estadual Ginásio Avertino Ramos, em Macapá. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, a partir das 15h, atendendo pessoas com idade a partir de 60 anos.
O projeto, promovido pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), inclui opções de dança, jogos de dominó e xadrez, palestras, passeios culturais e atividades de leitura. Essas ações visam proporcionar entretenimento, incentivar a interação social e combater a ociosidade, solidão, depressão e sedentarismo, contribuindo para a saúde física, mental e emocional dos participantes.
Para José Campos, de 81 anos, o “Quinta Feliz” vai muito além do lazer. Comerciante aposentado, ele e a esposa, Dalva Campos, de 64 anos, frequentam as atividades há cinco anos, mas estavam sem participar há três meses. Eles consideram a iniciativa essencial para o bem-estar.
“Esse projeto mudou nossas vidas. Além de nos manter ativos, ele traz alegria e dá um propósito novo para as quintas-feiras. É um momento em que podemos esquecer as preocupações e nos divertir como nunca. A gente se movimenta, aprende coisas novas e acaba se cuidando mais”, destacou Campos, em alegria.
A participante Lindalva Maia comenta que participa das atividades desde seus 49 anos, e hoje aos 63, destaca que as atividades a ajudaram a manter seu corpo saudável e possibilitaram que ela possa interagir e encontrar com suas colegas.
“Sempre fui ativa, mas com o projeto consegui manter meu corpo saudável e, além disso, ter momentos de interação que são muito importantes para mim. Gosto de encontrar minhas colegas, compartilhar histórias e dar boas risadas. A gente se sente em casa. É bom saber que temos um lugar para ir, onde somos bem recebidas e podemos nos divertir”, ressaltou Lindalva.
O coordenador do projeto, Donilson Vidal, explicou que a iniciativa, retomada após três meses, visa proporcionar um espaço de acolhimento e interação para os idosos, promovendo uma rotina ativa e saudável, além de oferecer um ambiente acolhedor onde todos se sintam seguros e motivados.
“Queremos que as pessoas da terceira idade tenham um lugar onde possam se sentir valorizadas, aproveitar o tempo livre e interagir com outras pessoas. Não é apenas sobre lazer, mas sobre qualidade de vida. Percebemos que muitos participantes encontram no projeto uma forma de se conectar novamente com a vida, de criar laços e até de redescobrir talentos”, reforçou o coordenador.
Deixe seu comentário
Publicidade