Atletas amapaenses conquistam 55 medalhas em competições nacionais
Jovens talentos conquistaram 21 medalhas de ouro, 21 de prata e 13 de bronze nos Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares
Os atletas do Amapá, enviados para competições nacionais pelo Governo do Estado, brilharam e retornaram para casa com um total de 55 medalhas, resultado das participações nos Jogos da Juventude, realizados em João Pessoa (PB), e nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo (SP).
Os jovens talentos conquistaram 21 medalhas de ouro, 21 de prata e 13 de bronze, destacando-se entre as delegações de várias regiões do país. As conquistas refletem o investimento da atual gestão em programas de incentivo ao esporte e o esforço dos atletas e equipes técnicas.
“Esses resultados mostram o potencial dos nossos jovens e a importância dos investimentos que estamos fazendo no esporte de base. Eles são inspiração para toda a nossa população”, destacou a secretária de Desporto e Lazer, Cibely Peixoto.
Ao todo, o Governo do Amapá disponibilizou 177 passagens aéreas, atendendo 41 escolas estaduais, 10 particulares e uma federal, para os alunos disputarem em 14 modalidades dos jogos da Juventude e 76 passagens aéreas para a delegação de estudantes-atletas que representaram o estado nas Paralimpíadas Escolares 2024.
“A comunidade escolar comemora os resultados históricos. Retomar os investimentos no esporte estudantil foi uma das prioridades da nossa gestão. Acreditamos que esta estratégia diminui a evasão escolar e promove o protagonismo estudantil”, destacou a secretária de Educação, Sandra Casimiro.
Ambas delegações viajaram acompanhadas por profissionais das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e de Desporto e Lazer (Sedel), que ofereceram suporte técnico e logístico.
Paralímpiadas Escolares
No Amapá, os atletas foram selecionados nas modalidades bocha e atletismo, divididos em grupos conforme o grau de deficiência, e representaram o estado na etapa nacional em São Paulo (SP). O estado já participa da competição há 12 anos consecutivos.
A competição proporciona oportunidades para atletas com habilidades excepcionais, destacando a importância da inclusão e do reconhecimento das capacidades além das limitações físicas. O evento também reforça valores de igualdade e superação, inspirando a sociedade a valorizar a diversidade e a promover o respeito às habilidades individuais.
Jogo da Juventude
Os Jogos da Juventude são uma das principais competições esportivas escolares do Brasil. O evento reúne jovens de 15 a 17 anos de todas as regiões do país, promovendo disputas em diversas modalidades esportivas, como atletismo, natação, ginástica e wrestling.
Além de revelar novos talentos para o esporte nacional, os jogos procuram incentivar a prática esportiva entre os jovens, promover valores como disciplina e trabalho em equipe, e fortalecer a integração cultural entre os estados.
Deixe seu comentário
Publicidade