Esportes

Capoeira: Coletivo Mulheres que Gingam no Meio do Mundo conquista prêmio nacional do Iphan

Ação amapaense foi uma das contempladas com premiação de R$ 30 mil


 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulgou o resultado definitivo do 37º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que tem como tema “Visibilidade de Gênero na Economia do Patrimônio” e vai contemplar 18 ações com a premiação de R$ 30 mil cada.

 

Uma das ações contempladas é amapaense, intitulada Formação Continuada para Orquestra Feminina de Capoeira no Amapá, desenvolvida pelo Coletivo Mulheres que Gingam no Meio do Mundo, existente desde 2014 e que realiza a formação continuada de mulheres para participação na bateria da roda de capoeira, com ênfase para a orquestra de berimbaus, se estendendo para um processo de inclusão e visibilização feminina em um ambiente marcadamente masculino, agregando mulheres de diversos grupos de capoeira e atuando como multiplicador em rede no segmento da capoeira no estado do Amapá.

 

Nas redes sociais do Coletivo, foi destacada a importância de estar entre as ações escolhidas. “E para fechar o ano com chave de ouro, o Mulheres que Gingam no Meio do Mundo é um dos vencedores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Iphan… A professora Jenyffer Margarida foi a responsável pela inscrição e junto as demais coordenadoras e estão comemorando essa vitória. É a capoeira feminina do estado em destaque nacional!!!”, escreveu.

 

 

O edital previa a premiação de 15 propostas, no entanto, a Comissão Nacional de Mérito considerou classificadas à premiação 18 propostas finalistas, considerando o apoio orçamentário recebido do Ministério da Cultura e do Ministério das Mulheres.

 

As ações selecionadas são de 13 estados diferentes, sendo cinco do Norte, cinco do Nordeste, três do Centro-Oeste, três do Sudeste e dois do Sul. Em 2024, o Prêmio recebeu um total de 274 inscrições, das quais 244 propostas foram habilitadas para a etapa estadual. Após reuniões das 27 Comissões Estaduais, 123 ações foram classificadas para a etapa nacional, cuja Comissão Técnica indicou, dentre essas, as 30 finalistas. Na última fase de avaliação do concurso, a de Análise de Mérito, foram selecionadas as 18 ações vencedoras.

 


Deixe seu comentário


Publicidade