Esportes

CBF divulga ranking de clubes. Dois clubes amapaense sobem

Desde 2014, o Santos-AP disputa a Copa Verde, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão. Mesmo sem resultados expressivos nos campeonatos, a participação foi suficiente para o clube sair da 88ª posição, onde estava há dois anos, para a 72º lugar em 2016.


Aos poucos o Santos-AP vai subindo posições no ranking nacional dos clubes. Na segunda-feira (12), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma atualização do ranking de 2016. O Peixe da Amazônia subiu quatro posições e agora está em 72º lugar e é o quinto clube do Norte mais bem ranqueado, ficando atrás de Paysandu-PA, Remo-PA, Nacional-AM e Rio Branco-AC.

Outras equipes amapaenses também figuram o ranking da CBF. O Trem Desportivo Clube foi eliminado na primeira fase da Série D do Brasileirão em 2016, mas o rubro-negro acabou subindo 24 posições e agora está no 137º lugar.

Ypiranga e Oratório não disputaram nenhuma competição profissional em 2016 e por isso acabaram caindo no ranking. O Clube da Torre figura a 193ª posição e a Orca está em 217º na lista. O ranking nacional de clubes leva em consideração a colocação de cada time nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. O cálculo é feito com base nos últimos cinco anos, com peso maior para a temporada mais recente.

Existem ainda dois bônus aos clubes que participam de torneios continentais. Aquelas equipes que entram em campo pela Libertadores ganham 400 pontos extras, assim como o campeão da Sul-Americana, que fica com 280. Em ambos os casos, porém, a “premiação” só é concedida aos times que não tenham participado da Copa do Brasil.


Deixe seu comentário


Publicidade