Esportes

CBF propõe mudanças no calendário em 2025 por conta do Super Mundial

Quatro clubes brasileiros jogarão o novo torneio da Fifa, em junho do próximo ano


Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

 

A CBF finalizou o projeto do calendário do futebol brasileiro para 2025 com novidades.

 

Por causa do Super Mundial, novo torneio de clubes da Fifa que será disputado entre 15 de junho e 13 de julho do ano que vem, com quatro brasileiros participantes, a proposta da confederação brasileira prevê antecipar o início dos Estaduais e do Brasileirão para poder parar o calendário por quatro semanas durante a competição internacional.

 

Representantes dos clubes se reuniram com a cúpula da CBF na terça-feira (5) e aprovaram a ideia. A informação foi antecipada pelo UOL e confirmada pela Itatiaia.

 

Mas não é possível ainda dizer que será este o calendário em 2025. A proposta ainda precisa do aval das federações estaduais, que se encontrarão com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, nesta sexta-feira (8).

 

A antecipação do início dos Estaduais, que seriam mantidos em 16 datas, atrapalharia tecnicamente essas competições. Vários times, de mais de um Estado, estão com contratos assinados para fazer pré-temporada e jogar partidas amistosas nos Estados Unidos em janeiro, alguns deles até o dia 20. É o caso de Cruzeiro e Atlético-MG.

 

Isso faria com que alguns Estaduais começassem com equipes da elite nacional jogando com elencos reservas ou de garotos, o que pode desagradar os dirigentes. Sem o aval deles, o calendário não será aprovado.

 

Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões da Libertadores entre 2021 e 2023, já estão classificados para o Super Mundial. Atlético-MG e Botafogo disputam a quarta vaga na final da Libertadores, em 30 de novembro, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina.

 

Inicialmente, a CBF não planejava paralisar o Brasileirão durante o Super Mundial e tentaria antecipar ou adiar jogos dos clubes participantes. Mas houve entendimento que isso prejudicaria a isonomia da competição, por isso o ideal é parar totalmente o calendário nacional durante a competição da Fifa.

 

Como seria o calendário

Os Campeonatos Estaduais começariam entre 7 e 8 de janeiro de 2025. Nesta temporada, as competições foram iniciadas entre 20 e 21 de janeiro.

 

As férias dos atletas seriam em dezembro de 2024, a partir do dia 9, após o fim do Campeonato Brasileiro. Portanto, mesmo clubes da elite que não estejam em torneios de pré-temporada deverão começar os Estaduais com equipe reservas, já que seus titulares estarão retornando das férias.

 

A previsão é que as finais dos Estaduais sejam em 16 de março, um domingo. O Brasileirão começaria no final de semana seguinte, 22 e 23 de março. Em 2024, a competição nacional começou em 14 de abril.

 

A abertura do Super Mundial acontece em 15 de junho, mas os clubes devem chegar aos Estados Unidos entre 10 e 12 de junho, quando o Brasileirão pararia. A final é em 13 de julho, quatro semanas depois.

 

Nesse período, os clubes brasileiros que não jogarem a competição da Fifa podem dar férias aos seus atletas, já que o Brasileirão terá que se estender por dezembro para poder ser concluído. A data da última rodada está em discussão, mas deve ser em 14 ou 17 de dezembro.

 

A CBF avalia finalizar a Copa do Brasil em outubro. A Supercopa entre os campeões brasileiro e da Copa do Brasil de 2024, que será no estádio Mangueirão, em Belém, deve ocorrer em fevereiro.

 

A Conmebol definiu que a final da Copa Libertadores será em 29 de novembro de 2025, em local a ser definido, e a da Copa Sul-Americana em 22 de novembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

 

Fonte: Itatiaia

 


Deixe seu comentário


Publicidade