Esportes

Clube da Torre chega aos 53 anos e prioriza pagamento de dívidas

Padre Vitório Galliani é o patrono da agremiação por ter incentivado juventude católica a criar a organização esportiva e social.


o dia 15 de maio de 1963, no seio da extinta Juventude Oratoriana do Trem (JOT), movimento de jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, era fundado o Ypiranga Clube.

O primeiro presidente foi seu ex-atleta, Guaracy Silva Freitas, sendo que Padre Vitório Galliani é o eterno patrono do clube, em tributo ao papel influente que exerceu na formação do caráter dos jovens integrantes da extinta JOT, na condição de seu assistente espiritual, bem como pelo relevante incentivo que exerceu para sua fundação.

No mesmo ano de fundação, o Negro Anil foi filiado à então Federação Amapaense de Desportos – FAD, gestora dos esportes amadores do ex Território Federal do Amapá, sendo que os jovens atletas do que representavam o clube deviam manter um fraterno e cristão comportamento diante dos adversarios, mesmo nas mais árduas disputas.

No ano de 1974, por razões de reformas introduzidas nas atividades da Igreja Católica, que passava a evangelizar através das Comunidades de Base, era extinta a Juventude Oratoriana do Trem e em consequência, o Ypiranga era desligado da Paróquia, fato a contribuir para que o Clube passasse por uma das mais difíceis fases da sua história.

No ano seguinte, foi locado um imóvel situado a Av. Henrique Galucio, entre as ruas General Rondon e Eliezer Levy, de propriedade da Associação Operária do Bairro do Trem, onde, após a introdução de algumas adaptações, referido imóvel passava a servir de sede provisória do Clube.

Atualmente, o Clube da Torre é presidido pelo ex jogador Aldemir França e como presidente do Conselho Deliberativo também o ex atleta Raimundo Cordeiro Espíndola (Boiuna). A sede administrativa do clube é localizada na avenida Desidério Antônio Coelho e dentre os principais títulos estão as seis conquistas do Campeonato Amapaense de Futebol.

Por não atravessar boa condição nas suas finanças, O Ypiranga não disputará o campeonato de profissionais da atual temporada, priorizando o pagamento das dívidas contraídas com o futebol profissional.


Deixe seu comentário


Publicidade