Darlan Romani alcança índice olímpico no arremesso
Arremessador supera marca classificatória para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
O Time Brasil ganhou mais um nome para o atletismo das Olimpíadas. Nesta quarta-feira, Darlan Romani alcançou o índice olímpico do arremesso de peso com a marca 20,64m, que lhe rendeu a prata na etapa de Dakar do IAAF World Challenge. O ouro no Senegal ficou com o congolês Franck Elembra, que arremessou o peso a 21,01m. O sul-africano Orazio Cremona completou o pódio, com 19,96m. Outro brasileiro que tentou a classificação olímpica no estádio Senghor foi Mauro Vinícius da Silva, o Duda. O bicampeão mundial indoor foi prejudicado pelo forte vento e não conseguiu a marca mínima do salto em distância mesmo ficando com a prata.
Recordista brasileiro com a marca 20,90m do ano passado, Darlan perseguia o índice olímpico de 20,50m. O catarinense começou na última semana um camping internacional em Lisboa e já na primeira competição dessa fase de treinamento alcançou o índice. No Campeonato Ibero-Americano, ele foi campeão com um arremesso de 19,67m.
Duda, por sua vez, também está em camping de treinamento em Lisboa, mas sofreu com um vento contrário ao salto, com velocidade de -4,8 m/s – para comparação, quando está positivo, o vento não pode passar de 2,0 m/s para a marca ser validada. Ainda assim o saltador conseguiu voar a 7,94m, atrás apenas do americano Jarvis Gotch, com 8,31m – i senegalês Mamadou Gueueye completou o pódio, com 7,78m. Duda já saltou 8,14m neste ano, apenas um centímetro a menos que o índice olímpico.
Deixe seu comentário
Publicidade