Esportes

Delegação paralímpica retorna ao Amapá com 37 medalhas

Competições ocorreram em São Paulo (SP). Paratletas foram recepcionados por familiares, amigos e banda marcial no Aeroporto de Macapá


 

A delegação amapaense que participou das Paralimpíadas Escolares 2024, em São Paulo (SP), foi recebida com festa no sábado, 30, ao chegarem com 37 medalhas no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre.

 

 

Os estudantes-atletas, enviados para a competição pelo Governo do estado, representaram o Amapá com destaque com a conquista de 17 medalhas de ouro, 16 de prata e 4 de bronze. Na chegada em Macapá, foram recepcionados pela banda marcial da Escola Estadual Lima Neto, além de familiares e amigos emocionados com o retorno.

 

 

“Chegamos ao final e só podemos agradecer o sucesso que foi. Nossos alunos deram um show e a gente mais uma vez reforça que com inclusão e equidade a gente pode fazer um mundo melhor. Parabéns a todos os nossos paratletas e que, em 2025, tenhamos muito mais medalhas”, ressaltou a coordenadora dos Jogos Escolares Amapaenses, Alda Dias.

 

Os paratletas conquistaram medalhas em diversas modalidades como lançamento de dardo, lançamento de disco, arremesso de peso, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e parabadminton.

 

 

Entre os presentes, a Débora Moura, mãe de Ana Paula, uma das paratletas da delegação, celebrou a chegada da delegação após uma semana sem ver a filha e não conteve as lágrimas ao abraçá-la no desembarque.

 

 

“Foi a primeira vez que ela viajou sem que eu fosse, dessa vez foi a avó, e eu fiquei muito apreensiva, sem saber como ela estava durante a competição. Mas agora só consigo sentir orgulho. Ela foi incrível, e só tenho a agradecer ao Governo do Estado por proporcionar que ela dispute e vivencie esses momentos”, celebrou Débora.

 

Ao todo, foram 40 paratletas que disputaram tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, atletismo e parabadminton. A delegação foi acompanhada por profissionais das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e de Desporto e Lazer (Sedel), que oferecem suporte técnico e logístico.

 

Paralímpiadas Escolares

A primeira edição das Paralimpíadas Escolares aconteceu em 2009 e foi considerada um dos maiores eventos de desporto para crianças e adolescentes em idade escolar.

 

 

Neste ano, foram selecionados atletas nas modalidades bocha e atletismo, divididos em grupos conforme o grau de deficiência, que representaram o estado na etapa nacional, de 25 a 30 de novembro, em São Paulo (SP). O Amapá já participa da competição há 12 anos consecutivos.

 

A competição proporciona oportunidades para atletas com habilidades excepcionais, destacando a importância da inclusão e do reconhecimento das capacidades além das limitações físicas. O evento também reforça valores de igualdade e superação, inspirando a sociedade a valorizar a diversidade e a promover o respeito às habilidades individuais

 


Deixe seu comentário


Publicidade