Entusiasmo e emoção marcam início das aulas dos projetos sociais da PM
Eventos aconteceram simultaneamente nesta sexta-feira, 28, na Escola Militar de Gestão Compartilhada Antônio Messias, no bairro Zerão, em Macapá

O Governo do Amapá realizou, nesta sexta-feira, 28, a aula inaugural dos projetos sociais da Polícia Militar (PM) e a inauguração do Centro de Treinamento de Wrestling do projeto “Luta Amapá”, na Escola Militar de Gestão Compartilhada Antônio Messias, no bairro Zerão, em Macapá.
Sobre os projetos sociais da PM, ao todo, 25 estão em funcionamento, realizados diretamente pelo Estado ou por meio de cooperação técnica, atendendo comunidades em Santana, Tartarugalzinho e Macapá, na sede e no interior em Santa Luzia do Pacuí.
De acordo com a capitã, Cleonice Madureira, diretora adjunta da Diretoria de Ação Social da Polícia Militar (Dasc/PM), a expectativa é que os projetos sociais possam se expandir cada vez mais no segundo semestre deste ano. A meta é alcançar outros municípios, como Oiapoque, Laranjal do Jari e Pedra Branca do Amapari.
Os projetos atendem crianças de 4 anos, como os “Peixinhos Voadores”, até as pessoas da melhor idade, como o “Vida Feliz”, realizado pelo 4º Batalhão da Polícia Militar no município de Santana, com mais de 200 idosos.
Todas essas iniciativas fazem parte do Plano de Governo da gestão e buscam prevenir a criminalidade, fortalecer valores como disciplina e cidadania, além de contribuir para a redução da violência e a formação de futuros cidadãos.
Futura geração
A inauguração do Centro de Treinamento de Wrestling do projeto social “Luta Amapá”, na Escola Estadual Antônio Messias, trouxe para o atleta Ravem Sarnir, de 15 anos, a oportunidade de aperfeiçoar ainda mais as técnicas que o fizeram campeão brasileiro, na categoria Sub-17, no ano passado em Aracaju, no Sergipe. No projeto há três anos, o jovem atleta conta que tinha problemas com a auto estima e confiança em si mesmo. Porém tudo mudou quando conheceu o esporte.
“Ser campeão brasileiro foi resultado de muito treino e dedicação, mesmo em condições que não nos favoreciam nos treinos. Não tínhamos esse tatame, essa área e nossos treinos eram na quadra da escola. Foram vários treinos, manhã e noite, durante semanas para poder ter esse resultado. Esse espaço tem um valor significativo para nós do projeto, porque teremos mais tempo e mais volume de treino. Agora é aproveitar e focar ainda mais pra conseguir ser campeão novamente”, falou entusiasmado o atleta.
O novo espaço recebeu investimento de R$ 610 mil, com recursos de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues e contrapartida do Tesouro Estadual. Construído pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), o ginásio conta com tapetes de padrão olímpico, vestiários masculino e feminino, sala administrativa, arquibancadas e um telhado com painéis termoacústicos, que reduzem em até 90% a temperatura interna, proporcionando mais conforto para alunos e professores durante as atividades.
Projeto Luta Amapá
Ver o resultado do compromisso governamental com a sociedade e o esporte para Márcia Costa, técnica de luta olímpica e coordenadora do projeto “Luta Amapá”, é de um valor inestimável, pois mais jovens sairão dos perigos que a vulnerabilidade social traz e novos atletas e campeões surgirão.
Deixe seu comentário
Publicidade