Esportes

Festival Paralímpico estimula a prática esportiva e inclusão, em Macapá

Com inscrições gratuitas, o evento é destinado a jovens entre 7 e 17 anos e inclui modalidades como voleibol sentado, atletismo e tiro com arco


 

O Governo do Amapá promove neste sábado, 21, o Festival Paralímpico no Estádio Milton de Souza Corrêa – Zerão, em Macapá. O evento, realizado das 8h30 às 11h30, é uma iniciativa nacional que oferece a crianças com e sem deficiência a oportunidade de participar de atividades paralímpicas de maneira recreativa e lúdica.

 

 

O festival é destinado a crianças entre 7 a 17 anos e inclui modalidades como voleibol sentado, atletismo e tiro com arco. A programação é coordenada pela Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. As inscrições gratuitas podem ser feitas no local do evento.

 

 

“O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social, e acreditamos que eventos como o Festival Paralímpico têm o potencial de mudar vidas, não só pela experiência esportiva, mas pela troca de experiências e pela construção de um ambiente de respeito e solidariedade”, ressaltou a secretária de Estado do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto.

 

O coordenador do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro em Macapá, Marlon Gomes, destaca que o Festival Paralímpico acontece simultaneamente em várias cidades do país, incentiva a inclusão e busca promover a integração entre crianças, permitindo que todos vivenciem o esporte paralímpico em um ambiente acolhedor.

 

 

“O evento reforça o nosso compromisso de garantir que o esporte esteja acessível a todos, independentemente de suas limitações. Queremos proporcionar um espaço onde jovens com e sem deficiência possam vivenciar a emoção e os desafios do esporte paralímpico, de maneira recreativa e integradora”, pontuou Gomes.

 

Festival Paralímpico

O Festival Paralímpico foi realizado pela primeira vez em 2018, contando com 48 locais de atividades e mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento cresceu para 70 sedes e atraiu mais de 10 mil participantes. No entanto, em 2020, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19, retornando em 2021 com 8 mil crianças inscritas em 70 núcleos espalhados pelo Brasil. Em 2022, o festival atendeu cerca de 15 mil crianças.

 

Neste ano, o festival contará com duas edições. A primeira, que ocorre em setembro, celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no sábado, 21, e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, no domingo, 22. A segunda edição está programada para 7 de dezembro, em homenagem ao Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 do mesmo mês.

 


Deixe seu comentário


Publicidade