Esportes

Franziska Van: recordista de medalhas olímpicas sem nenhum ouro

Natação


A nadadora Franziska Van Almsick é um dos grandes nomes da história do esporte alemão: foi recordista mundial dos 100m e 200m livre, é a segunda maior medalhista olímpica do país e ganhou o prêmio Laureus, considerado o “Oscar do esporte”, em 2003, na categoria “Retorno do Ano”.

Nos Jogos Olímpicos, seus números são ainda mais impressionantes: além de ter subido ao pódio aos 14 anos, disputou quatro edições do evento e voltou para casa com dez medalhas ao todo. Porém, Van Almsick detém um recorde, no mínimo, curioso: é a maior medalhista olímpica a nunca ter conquistado um ouro: são quatro pratas e seis bronzes.

Sua trajetória olímpica teve início em Barcelona 1992, quando obteve quatro medalhas. Em Atlanta 1996, foram outras três. Para sua infelicidade, um acidente de moto em 1997 acabou a afastando das piscinas temporariamente. Com uma preparação longe do ideal para Sydney 2000, conseguiu apenas uma medalha nestes Jogos, no revezamento 4x200m livre. Após nova interrupção na carreira em 2001, dessa vez por opção pessoal, voltou com tudo a Atenas 2004 e encerrou sua participação nas Olimpíadas com duas medalhas.

Apesar da estatística, um tanto quanto ingrata, apontar que Van Almsick é a maior medalhista olímpica da história a nunca ter vencido uma prova, os números não devem ser encarados como demérito, e sim como curiosidade.


Deixe seu comentário


Publicidade