Esportes

Guia da salvação: o que o Inter precisa para evitar 1º rebaixamento da história

Com a calculadora em mãos, especialistas usam números para projetar a pontuação necessária para se livrar da degola


O Campeonato Brasileiro começa a afunilar rumo a sua acirrada reta final, e a calculadora vira instrumento recorrente a cada rodada para os clubes que lutam contra a degola. Não é diferente com os colorados. A 14 jogos do fim do Brasileirão, o Inter ocupa a 16ª colocação na tabela. Respira aliviado fora do Z-4, mas com a mesma pontuação do Figueirense, logo atrás, como primeiro integrante da zona de rebaixamento. Entre cálculos e projeções, terá de somar entre 16 e 20 dos 42 pontos restantes pela competição para permanecer na Série A.

Ao menos, é o que aponta levantamento feito para indicar, na ponta do lápis, os caminhos da salvação ao Colorado nesta reta final de campeonato. A matemática leva em conta quatro cenários distintos para escapar da degola: a média de pontuação na era dos pontos corridos com 20 clubes, a pontuação da última edição e os cálculos do matemático Tristão Garcia, do site Infobola, e do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Entre projeções distintas, há um consenso: será preciso melhorar o aproveitamento atual, de 37,5%. O cálculo do matemático Tristão Garcia é o que indica o caminho mais severo aos colorados, dada a pontuação considerada elevada dos times da ponta de baixo da tabela. De acordo com o Infobola, o Inter tem 45% de chances de ser rebaixado. Para se livrar do Z-4 será preciso chegar a um total de 47 pontos ao final da competição. Nesse cenário, o Colorado precisaria somar 20 dos 42 pontos a disputar na tabela – 47,6% de aproveitamento, com ao menos seis vitórias e dois empates em 14 rodadas.

A projeção do Departamento de Matemática da UFMG é semelhante. O cálculo indica que a equipe que somar 46 pontos tem chance remota de apenas 7,85% de ser rebaixado. Para alcançar essa pontuação, o Inter tem de vencer seis partidas e somar um empate até o final do Brasileirão. Ou, em outros termos, acumular 19 pontos e 45,2% de aproveitamento.


Deixe seu comentário


Publicidade