Judô? Dinastia de campeões faz da ginástica esporte número 1 do Japão
Os japoneses são um povo determinado por natureza, que se sente virtuoso trabalhando duro assiduamente em algo para amadurecê-lo. Essa personalidade combinou bem com a ginástica. Todos os ginastas, técnicos e equipe de pesquisadores trabalharam duro para formar uma geração de ouro – contou Akiko Akena, membro da Associação de Ginástica do Japão. A ginástica artística tem 95 medalhas, sendo 29 ouros, 33 pratas e 33 bronzes.
O currículo de Kohei Uchimura é extenso em Mundiais. São 19 medalhas sendo 10 delas de ouro e um domínio que já dura desde 2009 na prova do individual geral, a mais clássica da ginástica artística. Os títulos e a precisão de movimentos quase perfeitos fazem o japonês ser reverenciado como King Kohei. Em Olimpíadas, porém, o ginasta de 27 anos é “apenas” um descendente de uma longa dinastia nipônica de campeões. Uma tradição olímpica tão antiga que colocou a ginástica como esporte número 1 do Japão em número de medalhas nos Jogos, à frente até mesmo do judô, modalidade que nasceu no país asiático.
– Os japoneses são um povo determinado por natureza, que se sente virtuoso trabalhando duro assiduamente em algo para amadurecê-lo. Essa personalidade combinou bem com a ginástica. Todos os ginastas, técnicos e equipe de pesquisadores trabalharam duro para formar uma geração de ouro – contou Akiko Akena, membro da Associação de Ginástica do Japão. A ginástica artística tem 95 medalhas, sendo 29 ouros, 33 pratas e 33 bronzes. É quase o mesmo que o Brasil conquistou em todas as modalidades – o país-sede dos Jogos do Rio de Janeiro tem 108 pódios, sendo 23 ouros. Em número de títulos, a ginástica está atrás do judô do país, que soma 36 conquistas, mas “somente” 72 medalhas no total.
Pioneiros e campeões
O sucesso na ginástica é de longa data e sempre focado nas disputas masculinas – as mulheres só levaram o bronze por equipes dos Jogos de Tóquio, em 1964. Entre os homens, o país dominou o cenário olímpico entre Melbourne 1956 e Montreal 1976. Takashi Ono foi o pioneiro da geração dourada com o título da barra fixa de 1956 e conquistou mais 12 medalhas nas suas quatro participações olímpicas, se tornando o ginasta japonês mais premiado da história.
Deixe seu comentário
Publicidade