Esportes

Lutadora amapaense defende cinturão do maior evento de MMA da América Latina

Faelly Vitória, de 21 anos, é campeã da categoria peso palha, até 52 kg, do Jungle Fight


 

A lutadora amapaense, Faelly Vitória, de 21 anos, defende o cinturão neste sábado, 20, no Jungle Fight 128, em São Paulo. A atleta é campeã da categoria peso palha, até 52 kg, do maior evento de MMA da América Latina. A iniciativa faz parte do Plano de Governo da gestão, que consiste em apoiar esportistas em disputas nacionais e internacionais.

 

Com uma trajetória histórica, Faelly se tornou a primeira mulher do Amapá a conquistar o título da organização e irá fazer sua primeira defesa de título contra a paulista invicta Laura Vasconcelos. A amapaense conta com um cartel de seis vitórias e uma derrota. As passagens para o combate foram custeadas pela Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel).

 

 

“Agradeço muito o apoio que estou recebendo do Governo. Sem esse suporte, seria muito difícil competir em um torneio tão importante como o Jungle Fight. Uma garota que veio de um projeto social, que ninguém dava nada, chegar a esse nível, é motivo de muita felicidade. Estou confiante e preparada para essa defesa de título e vou dar o meu melhor para trazer mais essa vitória para nosso estado”, destacou a atleta.

 

Nascida em Macapá, Faelly Vitória, surgiu no projeto social do 2º Batalhão da Polícia Militar denominado: “Nocauteando as Drogas e Finalizando a Violência”, desenvolvido com apoio do Governo do Estado. Em 2016, com 15 anos de idade e apenas quatro meses de treinamento, realizou sua primeira luta de MMA. O professor e coordenador do projeto, o major Wanderson, também conhecido como “Mestre Panda”, agradeceu a parceria que vem transformando vidas.

 

“Ela tem uma dedicação incrível e um talento natural para o esporte. Trabalhamos duro para essa defesa de cinturão, e ela está em ótima forma. O apoio do governo tem sido fundamental para que possamos focar totalmente nos treinos e na estratégia para o combate”, pontuou Wanderson.

 

A atleta já disputou outro cinturão, mas perdeu na categoria dos pesos-moscas. Na conquista do seu título, venceu por decisão unânime. A secretária de Desporto e Lazer, Cibely Peixoto, destacou a importância de apoiar os talentos locais.

 

“Faelly é um orgulho para o nosso estado e um exemplo para muitos jovens. Nosso objetivo com o Plano de Governo é justamente oferecer as condições necessárias para que atletas como ela possam alcançar seus sonhos e elevar o nome do Amapá no cenário esportivo nacional e internacional”, disse a secretária.

 

 

MMA

“Mixed Martial Arts” ou, em português, Artes Marciais Mistas é um tipo de luta em que os atletas que se confrontam podem utilizar golpes de mais de uma arte marcial. Os embates permitem que a disputa ocorra em pé ou no chão, utilizando várias técnicas específicas como do judô, karatê, jiu-jitsu, muay-thai, boxe, kickboxing, Wrestling, entre outros.

 

As lutas são compostas por três rounds, de três minutos cada. A exceção se dá em decisão de cinturão, disputada em cinco rounds, com o mesmo tempo.

 

As categorias femininas são divididas em:

  • Palha: até 52kg
  • Mosca: até 56,7 kg
  • Galo: até 61,2 kg
  • Pena: até 65,8 kg

 

No masculino são:

  • Mosca: até 56,7kg
  • Galo: até 61,2kg
  • Pena: até 65,8kg
  • Leve: até 70kg
  • Meio-médio: até 77kg
  • Médio: até 84kg
  • Meio-pesado: até 93kg
  • Pesado: até 120kg

 


Deixe seu comentário


Publicidade