Esportes

Maior esgrimista da história olímpica não disputará os Jogos Rio 2016

Valentina Vezzali, da Itália, conquistou nove medalhas na história das Olimpíadas, sendo seis delas de ouro


No último mês de abril, a italiana Valentina Vezzali esteve na Arena Carioca 3, palco da esgrima nos Jogos Olímpicos Rio 2016, para disputar o campeonato mundial da modalidade, que serviu também como evento-teste para as Olimpíadas. De quebra, a atleta de 42 anos voltou para casa com a medalha de prata no florete por equipes.

Porém, a hexacampeã e nove vezes medalhista olímpica não terá a chance de disputar os Jogos de 2016. Após não obter a classificação no individual, Vezzali acabou sendo vítima de um rodízio implantado pela Federação Internacional de Esgrima (FIE) a cada ciclo olímpico: no Rio de Janeiro, a competição de florete feminina por equipes não será realizada.

Além de ser a mulher com mais pódios olímpicos na modalidade, Vezzali é também a quinta atleta com maior número de medalhas de ouros nos Jogos, atrás apenas da ginasta soviética Larisa Latynina (9), da remadora alemã Birgit Fischer (8), da nadadora americana Jenny Thompson (8) e da ginasta tcheca Vera Caslavska (7).

Dona de 16 títulos mundiais, a italiana disputou cinco Olimpíadas ao longo da carreira: Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Em todas elas voltou com pelo menos um ouro. Foram três vitórias na disputa individual e outras três ao lado de suas compatriotas. Além disso, foi prata em sua estreia olímpica, no individual, bronze por equipe em 2008 e individual na edição mais recente dos Jogos.


Deixe seu comentário


Publicidade