Mais de 600 pessoas participam da 1ª Corrida da Consciência Negra, em Macapá
Iniciativa faz parte da programação do 29º Encontro dos Tambores e homenageou umas das maiores personalidades negras do país, Zumbi dos Palmares
Mais de 600 pessoas participaram na sexta-feira, 15, em Macapá, da 1ª edição da “Corrida da Consciência Negra”. A iniciativa, que faz parte da programação do 29º Encontro dos Tambores, homenageou uma das maiores personalidades negras do país, Zumbi dos Palmares.
A corrida teve um percurso de 5 quilômetros, por ruas e avenidas da capital, com largada e chegada em frente a sede da União dos Negros do Amapá (UNA), localizada no bairro do Laguinho.
De acordo com a coordenadora da UNA , Cristina Almeida, o evento foi um sucesso e as vagas para a corrida foram preenchidas em menos de 24 horas. “Essa corrida promoveu muito mais que uma atividade esportiva de saúde física e mental, e aqui unimos todos que acreditam em uma sociedade justa e igualitária que luta contra o racismo. Aqui tivemos pessoas que mostraram que a mudança é possível”, reforçou Cristina.
Para a corredora Val Moura, de 47 anos, que sempre pratica o esporte de corrida de rua, essa primeira edição teve um significado diferente e ela estava muito ansiosa para participar desse momento.
“A sensação de estar aqui e escutar os tambores desde ontem é um momento inexplicável, pois faz a gente renascer, nosso corpo todo vibra e volta toda nossa energia ancestral e nos renova. Então essa corrida é um marco para nós negros, e poder está aqui me emociona e me faz acreditar na igualdade, inclusão e respeito”, declarou.
O fisioterapeuta, Augusto Picanço, de 30 anos, também estava feliz em participar da primeira edição da corrida. “Esse é um momento simbólico para todos nós, que une saúde e bem-estar em prol de uma causa justa. Espero que essa seja a primeira de muitas outras edições”, revelou Augusto.
Todos os corredores inscritos ganharam medalhas pela participação, e os três primeiros colocados por categoria, que estava classificada de 10 em 10 anos, receberam troféu e premiação em dinheiro.
Deixe seu comentário
Publicidade