Esportes

Mais que injustiça, ofender Felipe Massa é uma tremenda ingratidão

Os mesmos que hoje detonam são aqueles que em 2008 vibraram e se emocionaram quando Massa recebeu a bandeira quadriculada do GP do Brasil em primeiro e foi campeão mundial por alguns segundos, até a chuva apertar nos instantes finais e Lewis Hamilton passar o alemão Timo Glock na última curva da última volta e ficar com a taça na decisão de título mais épica da F1.


“Vergonha”, “fracassado”, “lento”… Cobrindo Fórmula 1 desde 2011, diversas vezes me deparei com comentários tão ou mais ofensivos que estes direcionados a Felipe Massa. Enquanto lá fora o brasileiro tem sido reverenciado pela carreira após anunciar na quinta-feira que se aposentará ao fim da temporada, aqui no Brasil muitos internautas, escondidos atrás de seus teclados, não têm pudor em denegrir o veterano de 35 anos. É quase um clichê, mas o torcedor brasileiro tem memória curta. Os mesmos que hoje detonam são aqueles que em 2008 vibraram e se emocionaram quando Massa recebeu a bandeira quadriculada do GP do Brasil em primeiro e foi campeão mundial por alguns segundos, até a chuva apertar nos instantes finais e Lewis Hamilton passar o alemão Timo Glock na última curva da última volta e ficar com a taça na decisão de título mais épica da F1. Fosse campeão naquele ano – o que não ocorreu por mero detalhe -, Massa certamente seria tratado de maneira diferente até hoje, mesmo obtendo exatamente os mesmos resultados.

Massa é um grande piloto? Sem dúvida. É um fora de série? Não. Foi um dos destaques de sua geração, mas não foi genial como Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Sebastian Vettel. Sua carreira também não foi das mais regulares, é verdade: teve mais baixos do que altos. Seu auge foi em 2007 e 2008, seus últimos anos na Ferrari foram abaixo do esperado e até certo ponto, frustrantes. Sua passagem pela Williams, se não foi fantástica, ao menos deu um desfecho revigorante para uma carreira que parecia estar se encerrando anos antes. Ofendê-lo, porém, é mais do que uma injustiça, uma imensa ingratidão.


Deixe seu comentário


Publicidade