Esportes

Marta aposta no Rio: “Não sei se conseguirei jogar mais uma Olimpíada”

Camisa 10 reflete sobre carreira e diz que chegou a ficar descrente de atuar em mais uma Copa


Aos 17 anos, depois de uma passagem pelo Vasco, aquela menina cheia de sonhos chegou à Suécia. Aquela terra fria tornou-se sua casa, seu local de evolução, mas seu coração seguiu brasileiro e seu futebol mais ainda. Com sua habilidade, assegurou cinco títulos como melhor jogadora do mundo, passou o recorde de Pelé em número de gols com a amarelinha – agora soma 100 contra 95 do rei – e virou referência no esporte tanto entre homens quanto entre mulheres. Marta completa 30 anos nesta sexta-feira, quase todos eles dedicados ao futebol. Com tantas conquistas no currículo, ela vislumbra outras mais, entre elas, as Olimpíadas, justamente por não saber se poderá estar em outra no futuro. O longo caminho trilhado dá à atleta a certeza de que medo por atuar em casa está totalmente fora do seu dicionário.

– O pessoal coloca muito essa questão das Olimpíadas. Sem dúvida é um sonho que eu gostaria de poder realizar. Esse ano, jogando no Brasil. A gente já tem duas medalhas de prata. Mas a gente necessita estar sempre levando a seleção para o lugar mais alto.

A gente briga muito por isso, a gente pede apoio. Talvez eu nem sinta a necessidade de “ah tem que ganhar, tem que ganhar”. Quantas vezes a gente fez tão bem em campeonatos e Olimpíadas e mudou, mas não o suficiente para que a gente pudesse realmente viver do futebol no Brasil. Então, esse peso de “ah você precisa ganhar” para ver se muda já não é algo que amedronta. Mas é questão mesmo de ter mais oportunidade e por ser especial, por ser no nosso país. Não sei se conseguirei jogar mais uma Olimpíada. Então tem todas essas dúvidas que eu não deixaria de gostar essa oportunidade novamente passar na frente e não conquistar por mim e pelas meninas que vêm lutando há muito tempo para que essa modalidade cresça. Pelas próximas meninas, pelas gerações que vêm depois da gente. É um ano muito especial, é um momento muito especial, disse.


Deixe seu comentário


Publicidade