Mudança de Dunga e corte deixam Seleção titular “livre do 7×1”
Entrada de Casemiro faz com que Brasil entre em campo sem nenhum jogador que começou semifinal contra a Alemanha
Se nenhuma lesão voltar a perturbar a preparação da seleção brasileira, o pontapé inicial da partida do próximo sábado, contra o Equador, na estreia da Copa América Centenário, vai marcar uma ruptura histórica na trajetória dessa equipe. Pela primeira vez, nenhum titular do 7×1 para a Alemanha será escalado desde o início do jogo.
Antes mesmo de Luiz Gustavo pedir dispensa por problemas pessoais, na manhã desta quinta-feira, Dunga havia deixado claro, no treino de quarta-feira, que Casemiro será titular no lugar dele, último remanescente daquele vexame histórico. O volante do Real Madrid, destaque no título da Liga dos Campeões, desembarcou nos EUA e assumiu a posição.
Depois da fatídica semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão, o Brasil entrou em campo 24 vezes: uma com Felipão, na decisão do terceiro lugar, e as demais com Dunga. Sempre houve pelo menos um titular que também havia começado diante da Alemanha.
Depois da Copa, Brasil chegou a ter, num jogo, cinco titulares repetidos da semifinal. No amistoso contra os EUA, em 2015, por exemplo, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Oscar e Fernandinho começaram jogando. A redução foi drástica e, com a entrada de Casemiro no meio, não haverá ninguém desde o início diante do Equador que também tenha sido titular contra os alemães
Dessa vez, a lista de convocados para a Copa América já indicou uma ruptura maior com aquela equipe. Jogadores que até então eram frequentemente lembrados, como David Luiz, Fernandinho e Oscar, ficaram fora. Não foi por acaso. Uma das medidas da CBF para tentar retomar os bons resultados é justamente promover uma reformulação mais profunda.
Os únicos quatro no atual grupo que disputaram o último Mundial são Daniel Alves, Willian e Hulk, reservas naquela semifinal, e Luiz Gustavo, que foi titular, e agora ficaria no banco. No próximo sábado, Dunga deverá escalar Alisson, Daniel Alves, Gil, Miranda e Filipe Luís; Casemiro; Elias, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian; Jonas.
Deixe seu comentário
Publicidade