Países já disputaram a Copa do Mundo e não existem mais
Desde a primeira edição do mundial em 1930, 80 países já se classificaram para a competição ao menos uma vez
A Copa do Mundo do Catar será a 22ª edição do torneio organizado pela Fifa. Desde o primeiro mundial, sediado no Uruguai em 1930, 80 países já se classificaram para a competição ao menos uma vez.
Entretanto, com as mudanças geopolíticas dos últimos 92 anos, algumas dessas nações deixaram de existir ou, como no caso do Zaire (atual República Democrática do Congo), mudaram de nome.
Iugoslávia (9 Copas)
Formada após o fim da Primeira Guerra Mundial, a Iugoslávia compreende atualmente os territórios de Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Kosovo, Macedônia do Norte, Montenegro e Sérvia.
Foram nove participações em Copas do Mundo, a última delas em 1998, na França. Em 1930 e 1962 a seleção foi semifinalista.
Após a desintegração gradual do país iniciada em 1992, a Iugoslávia deu lugar à Sérvia e Montenegro, que chegou a disputar o mundial de 2006, sendo eliminada ainda na fase de grupos.
Tchecoslováquia (8 Copas)
Concebida também após o término da Primeira Guerra Mundial, a Tchecoslováquia simbolizava a união entre as atuais República Tcheca e Eslováquia.
O país participou de oito mundiais, sendo o último deles em 1990, na Itália. Em 1962, a seleção foi vice-campeã ao ser derrotada pelo Brasil por 3 a 1, com gols de Amarildo, Vavá e Zito.
A Tchecoslováquia se fragmentou pacificamente em 1º de janeiro de 1993.
União Soviética (7 Copas)
Durante os quase 70 anos de existência, a União Soviética era constituída por Rússia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Cazaquistão, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.
Foram sete participações do bloco em mundiais, sendo a última delas em 1990, na Itália.
O melhor resultado do país em Copas ocorreu em 1966, na Inglaterra, quando os soviéticos foram eliminados pela Alemanha nas semifinais.
Alemanha Oriental (1 Copa)
Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha viu seu território ser partido ao meio e o mundo passou a conviver com a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental.
Sob a esfera de influência soviética, a Alemanha Oriental participou uma única vez da Copa do Mundo: em 1974, na edição sediada pela vizinha Alemanha Ocidental. Além disso, as seleções alemãs ainda se enfrentaram na fase de grupos do torneio, com vitória do lado oriental por 1 a 0.
A Alemanha Oriental seria eliminada na fase seguinte da competição e veria a vizinha sagrar-se campeã mundial.
Índias Orientais Holandesas (1 Copa)
Atual território da Indonésia, as Índias Orientais Holandesas foram a primeira seleção asiática a participar de uma Copa do Mundo em 1938, na França.
A derrota por 6 a 0 para Hungria foi a única partida disputada pela seleção na competição.
Em 1942, o Japão invadiu as Índias Orientais Holandesas e expulsou os colonizadores europeus. Em 17 de agosto de 1945, dois dias após a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, o líder nacionalista Sukarno declarou a independência do país conhecido atualmente como Indonésia.
Zaire (1 Copa)
O Zaire não deixou necessariamente de existir, mas mudou de nome. É a atual República Democrática do Congo. O país se tornou o primeiro da África subsaariana a disputar um mundial em 1974, na Alemanha.
A seleção do Zaire estreou no torneio com derrota por 2 a 0 para a Escócia. No jogo seguinte, a equipe perdeu por 9 a 0 para a Iugoslávia. A participação do país na competição terminou com derrota para a Seleção Brasileira por 3 a 0, com gols de Jairzinho, Rivelino e Valdomiro.
Texto: Lucas Schroeder, CNN
Deixe seu comentário
Publicidade